Pessuti libera recursos para pavimentação e inaugura posto de bombeiro em Marialva

Data 11/05/2010 | Assunto: Notícias (Antigas)

O governador Orlando Pessuti autorizou nesta quinta-feira (6/5) a liberação de R$ 1,2 milhão para recapeamento asfáltico de vias urbanas de Marialva, na região de Maringá, e inaugurou oficialmente o posto de Bombeiro Comunitário construído no município. Também assinaram o convênio o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, e o prefeito Edgar Silvestre (Deca).


Pessuti destacou os benefícios do trabalho integrado entre o Governo e os municípios paranaenses, principalmente os do interior do Estado, para a realização de ações e obras urbanas. “No instante em que a gente implanta um Bombeiro Comunitário você traz mais segurança e a certeza de uma proteção maior para a população do município. Quando você traz pavimentação, você dá mais conforto, mais condições de vida, dignidade e cidadania às pessoas”, disse.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, os postos duplicaram a quantidade de unidades do bombeiro no Estado, passando de 50, em 2003, para, atualmente, mais de 100.

Bombeiro comunitário – O posto de Bombeiro Comunitário tem nove agentes. Segundo o supervisor da unidade, cabo Marcelino Barbosa, a unidade atende 30 ocorrências por mês, que antes eram atendidas pelos municípios vizinhos de Sarandi e Maringá. “Com a instalação do Bombeiro nós desafogamos o número de ocorrências que às vezes sobrecarregava as outras cidades. O município começou a cuidar dos seus próprios problemas e o atendimento da ocorrência não passa de cinco minutos”.

Segundo Silvestre, a unidade também auxilia no socorro às vítimas de enchentes, visto que as cheias são constantes no município por conta da topografia. “Neste caso, nós estamos oferecendo atendimento emergencial rápido. Antes a gente não tinha como se virar”, destacou.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Geraldo Domaneschi, “considerando que o bombeiro é uma unidade muito cara para o Estado manter em todas as cidades, esta parceria deu certo e permitiu que se expandisse o nosso serviço. O resultado sempre é positivo quando salva vidas. Desta forma, todas as despesas estão pagas”, disse.

Recapeamento – De acordo com o prefeito Edgar Silvestre, o recapeamento vai atender cerca de 8 mil moradores de 11 bairros da cidade, um terço da população do município. “Isso vai facilitar a vida das pessoas destes bairros porque facilita o trânsito de carros e de pedestres, isso também embeleza a cidade”. Segundo Silvestre, até o fim do ano o trabalho deve estar concluído.

Forte Netto explicou que, além da colocação do asfalto, também serão construídos calçadas e meio-fio. “A pavimentação sempre é uma necessidade para os municípios do Paraná. Os recursos liberados aqui vêm melhorar ainda mais o tráfego da cidade”, disse.






Está notícia foi publicada no PARANACIDADE https://www.paranacidade.org.br

Endereço desta notícia:
https://www.paranacidade.org.br/modules/noticias/article.php?storyid=1056