Sedu/Paranacidade financia implantação de anel viário no centro de Curitiba

Data 19/08/2010 | Assunto: Notícias (Antigas)


Um anel viário de 25,38 quilômetros no entorno da zona central de Curitiba, passando pelos bairros Rebouças, Alto da Rua XV, Alto da Glória, Centro Cívico, Bom Retiro, Mercês, Batel e Água Verde, vai ser financiado pelo Governo do Estado, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU), e será implantado pela Prefeitura Municipal de Curitiba e pelo Ippuc. Com o anel, o motorista terá indicações de caminhos alternativos que permitirão deslocamentos de forma contínua e segura, desafogando o trânsito no centro da capital.


A autorização para o início de licitação das obras do anel será entregue nesta sexta-feira (20), às 15 horas, pelo governador Orlando Pessuti e pelo secretário do Desenvolvimento Urbano, Wilson Bley Lipski, ao prefeito Luciano Ducci, em solenidade a ser realizada na prefeitura de Curitiba. De acordo com o secretário Wilson Lipski, as vias existentes no entorno do centro receberão obras viárias e civis, bem como a instalação de equipamentos com vistas ao aumento da capacidade de tráfego no circuito. “O anel também faz parte do conjunto de obras para a Copa do Mundo de 2014 em Curitiba”, disse. O valor total do projeto é de R$ 27,28 milhões, sendo 68,17% financiados pelo Governo do Estado e 31,83% de responsabilidade da Prefeitura de Curitiba.

Obras – O projeto do anel viário trata da reestruturação de 25,38 quilômetros (11,96 quilômetros no sentido horário e 13,41 quilômetros no anti-horário) de ruas e avenidas no entorno do centro da capital. Estão previstas obras de pavimentação, com revitalização e restauro de pavimentos, alargamentos de vias, reestruturação geométrica, adequações de calçadas e implantação de sinalização horizontal e vertical.

Ao todo, serão autorizadas três licitações. A primeira trata da implantação do anel viário; a segunda, de obras de pavimentação do binário das ruas Teffé-Roberto Barroso, que integra o anel; e a terceira, da execução de sinalização viária (sinalizações horizontal, vertical e indicativa e comunicação visual) no anel. O Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU) é administrado pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e pelo Serviço Social Autônomo Paranacidade, em parceria com a Agência de Fomento do Paraná (AFPR).

Itinerário – No sentido horário, são as seguintes as vias do anel viário: Roberto Barrozo, Aristides Teixeira, Comendador Fontana, Nicolau Maeder, Mauá (opção: 21 de abril e 7 de abril até a Ubaldino do Amaral) Amâncio Moro, Ubaldino do Amaral, Omar Sabbag, Engenheiros Rebouças, Brigadeiro Franco, Tenente João Gomes da Silva e Roberto Barrozo.

No sentido anti-horário: Júlio Perneta, Desembargador Motta, Iguaçu (opcional), Buenos Aires, Brasílio Itiberê, Omar Sabbag, Ubaldino do Amaral, 7 de abril, Alberto Bolinger, Augusto Severo, Campos Sales, Lysimaco Ferreira da Costa, Domingos Nascimento, Teffé, João Antoniassi e Júlio Perneta.






Está notícia foi publicada no PARANACIDADE https://www.paranacidade.org.br

Endereço desta notícia:
https://www.paranacidade.org.br/modules/noticias/article.php?storyid=1101