Concluída a construção do Centro de Saúde da Mulher e da Criança de Quitandinha

Data 04/10/2010 | Assunto: Notícias (Antigas)

Terminou a construção do Centro de Saúde da Mulher e da Criança de Quitandinha. O prédio foi vistoriado pelo secretário do Desenvolvimento Urbano e superintendente do Paranacidade, Wilson Bley Lipski, que vai marcar a data de inauguração com o governador Orlando Pessuti. “No momento, o centro está sendo equipado e logo será disponibilizado para a população do município”, disse o secretário. O valor da obra é de R$ 391,8 mil.
Com área de 256,62m², o centro faz parte do Pacto Estadual pela Vida, que tem a finalidade de contribuir para a redução da mortalidade materno-infantil no Paraná. Segundo o prefeito de Quitandinha, Neco Prado, município dará um salto no setor de saúde com o novo centro, evitando que as gestantes tenham que buscar atendimento em cidades maiores. E a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Ribas da Cruz, ressalta o fato de o prédio estar localizado no complexo de saúde do município. “Numa única área, temos uma série de serviços destinados à população e há espaço para a construção de novas clínicas, como locais de fisioterapia e atendimento aos idosos”, disse.

O Centro de Saúde da Mulher e da Criança de Quitandinha foi construído pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e pelo Paranacidade em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa), responsável pelos equipamentos. No centro será ofertadas consultas médicas de ginecologia, pré-natal, pediatria, orientações e estímulo à amamentação, planejamento familiar, prevenção ao câncer de colo, de útero e mama, exame de ultra som para gestante, detecção e vigilância de risco gestacional, exame com cardiotacógrafo para verificar batimentos cardíacos dos bebês, raio X odontológico.

De acordo com o secretário Wilson Lipski, o centro terá médico ginecologista/obstetra, pediatra, odontólogo, enfermeiro, técnicos de enfermagem, auxiliar de consultório dentário, técnico em higiene dental, recepcionista e servente. Além disso, haverá equipe alternativa de profissionais, como psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e um profissional de educação física.






Está notícia foi publicada no PARANACIDADE https://www.paranacidade.org.br

Endereço desta notícia:
https://www.paranacidade.org.br/modules/noticias/article.php?storyid=1132