Secretário e coordenadores regionais fazem avaliação da políticas urbana paranaense

Data 19/10/2010 | Assunto: Notícias (Antigas)

O secret�rio do Desenvolvimento Urbano e superintendente do Paranacidade, Wilson Bley Lipski, reuniu nesta ter�a-feira (19), em Curitiba, os coordenadores das Regi�es Metropolitanas de Maring� e de Londrina e das microrregi�es do Litoral, Cascavel, Foz do Igua�u e de Ponta Grossa e Irati para fazer uma avalia��o do trabalho desenvolvido pelas coordenadorias nos �ltimos tr�s anos.


�Avan�amos muito na �rea de planejamento urbano. Antes de 2003, muitos gestores municipais elegiam as obras de seu interesse, sem levar em conta as reais necessidades da popula��o. Hoje, isso � decidido em conjunto com a popula��o�, disse Lipski. O secret�rio tamb�m destacou os avan�as no desenvolvimento regional.

�Por meio das coordenadorias foram implantados programas de cons�rcio intermunicipal, com em Londrina, por exemplo, onde foram firmados conv�nios na �rea da seguran�a e para res�duos s�lidos�, afirmou.

Participaram da reuni�o de trabalho os coordenadores de Londrina, Elza Pereira Correia Mueller; de Maring�, Renato Cardoso; do Litoral, S�rgio Lissa; de Cascavel, Walter Parcianelo; de Foz do Igua�u, Roberto Guimar�es; e de Ponta Grossa e Irati, Sandra Mara Queiroz.

Atividades - A Coordena��o da Regi�o Metropolitana de Londrina (Comel) foi a coordenadora e articuladora do trabalho de cria��o do primeiro Cons�rcio Intermunicipal de Seguran�a e Coordenadoria do pa�s (Cismel), que permite que nove munic�pios sejam inclu�das no Programa Nacional de Seguran�a com Cidadania (Pronasci), do Minist�rio da Justi�a. Participam os munic�pios de: Bela Vista do Para�so, Camb�, Ibipor�, Jataizinho, Londrina, Rol�ndia, Serran�polis, Tamarana e Arapongas.

A Coordena��o da Regi�o de Maring� (Comem) realiza um importante trabalho na �rea de log�stica. Est� em discuss�o o desenvolvimento de um projeto de desenvolvimento do eixo Londrina-Gua�ra, que inclui a extens�o da linha f�rrea e implanta��o de um aeroporto de carga no eixo. Tamb�m coordena o projeto de implanta��o de um Trem de Passageiros, que vai ligar as cidades de Londrina e Maring�.

As microrregi�es do Litoral, Cascavel, Foz do Igua�u e Ponta Grossa e Irati atuam na elabora��o de um programa com atua��o regional nas �reas de planejamento territorial, transporte e log�stica, uso do solo, saneamento b�sico e res�duos s�lidos.






Est� not�cia foi publicada no PARANACIDADE https://www.paranacidade.org.br

Endere�o desta not�cia:
https://www.paranacidade.org.br/modules/noticias/article.php?storyid=1137