Inaugurados mais três Centros da Mulher e da Criança

Data 25/10/2010 | Assunto: Notícias (Antigas)

Foram inaugurados na sexta-feira (22/10) os Centros de Saúde da Mulher e da Criança de Grandes Rios, Cruzmaltina e Cambira, no Vale do Ivaí. Outras 108 clínicas já estão inauguradas, 35 estarão prontas até o fim do ano e 72 tiveram a construção iniciada recentemente, segundo informações do secretário do Desenvolvimento Urbano e superintendente do Paranacidade, Wilson Bley Lipski. Em cada centro o Governo do Paraná investiu cerca de R$ 500 mil entre obras e equipamentos.
Os centros fazem parte do Pacto Estadual pela Vida, que contribui para a redução da mortalidade materno-infantil no Paraná. Para ajudar na manutenção da clínica, o Governo do Paraná também repassará R$ 8 mil por mês como forma de incentivo. O terreno e a contratação de profissionais ficaram a cargo de cada prefeitura. Com área aproximada de 250 metros quadrados, na clínica serão realizadas consultas médicas de ginecologia, pré-natal e pediatria, planejamento familiar, prevenção ao câncer de colo de útero e de mama, exames de ultrassom para gestante, detecção e vigilância de risco gestacional e exame com cardiotacógrafo, para verificar batimentos cardíacos dos bebês. A clínica também está equipada com consultório de odontologia.

O prefeito de Grandes Rios, Silvio Daineis Filho, disse que só tem a agradecer ao Governo Pessuti pelo apoio dado ao Município. Além da Clínica, o município ganhou a Biblioteca Cidadã e uma ambulância nova. “O Governo também vai contribuir com a reforma da creche municipal e com o recape da avenida principal da cidade”, enfatizou.

Para o prefeito de Cruzmaltina, Mauricio Bueno de Camargo, a parceria com o Governo do Paraná foi enorme. “Contratamos todos os profissionais necessários, inclusive os três médicos, para atender da melhor forma possível as mães e as crianças da cidade”, ressaltou. A clínica de Cambira foi inaugurada no dia em que a cidade completou 49 anos. “Cambira está em uma excelente fase de desenvolvimento. A clínica contribui para melhorar a qualidade de vida das mulheres e das crianças do município”, afirmou a prefeita Maria Neusa Bellini.




Está notícia foi publicada no PARANACIDADE https://www.paranacidade.org.br

Endereço desta notícia:
https://www.paranacidade.org.br/modules/noticias/article.php?storyid=1143