Representantes de Consulados no PR participam de reunião de trabalho do HUB local 2030

Data 20/03/2019 | Assunto: Notícias (Antigas)

A primeira reunião de trabalho do HUB (tipo conector de ideias e de troca de experiências diversas) local 2030, em Curitiba, com representantes de Consulados atuantes no Paraná. Reunidos das 8 às 10 horas desta quarta-feira, 20, no Salão dos Governadores, no Palácio Iguaçu, sob a liderança da coordenadora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS Agenda 2030 -, Carla Pimentel, eles avaliaram as atividades dos Consulados como aceleradores de Projetos de Desenvolvimento no Estado. E todos os presentes se mostraram receptivos e assinaram um Termo de Fomento com o objetivo de desenvolverem os ODSs em uma relação de interesse mútuo, com participação efetiva. Alguns descreveram as diversas possibilidades.

A primeira reunião de trabalho do HUB (tipo conector de ideias e de troca de experiências diversas) local 2030, em Curitiba, com representantes de Consulados atuantes no Paraná. Reunidos das 8 às 10 horas desta quarta-feira, 20, no Salão dos Governadores, no Palácio Iguaçu, sob a liderança da coordenadora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS  Agenda 2030 -, Carla Pimentel, eles avaliaram as atividades dos Consulados como aceleradores de Projetos de Desenvolvimento no Estado. E todos os presentes se mostraram receptivos e assinaram um Termo de Fomento com o objetivo de desenvolverem os ODSs em uma relação de interesse mútuo, com participação efetiva. Alguns descreveram as diversas possibilidades.

O cônsul da Finlândia, Carlos Eduardo de Athayde Guimarães, falou sobre recursos disponíveis para termos de cooperação em educação. E disse já ser conselheiro da Fundação Araucária para Ciência e Tecnologia. Ele deu ênfase à educação presencial , mas com os devidos cuidados em restringir o uso do computador para as crianças. “Temos de ter atrativos para dar espaço às brincadeiras, ao lúdico longe do computador, do mundo on-line, oferecer esportes”, aconselhou. Além de levar professores para especialização na Finlândia. Athayde Guimarães também citou a cidade de Orlando, nos Estados Unidos como um bom espaço para divulgar o turismo do Paraná, uma vez, que “na saída do Parque há uma bela visão das Cataratas do Iguaçu. No entanto não vi um só folder ou um convite aos turistas para fazerem uma visita à Foz do Iguaçu. Precisamos preencher esses espaços culturais”, sugeriu.

A CHAVE DA EDUCAÇÃO - O cônsul da Dinamarca, Pedro Luiz Fernandes, falou sobre o seu sonho pessoal: realizar um intercâmbio entre a Dinamarca e Paraná, levando estudantes para uma das melhores Universidades do mundo: a DTU, Universidade Técnica da Dinamarca. Fernandes acredita que a chave da educação está nas mãos do professor facilitador. Citou, ainda, que há três aplicativos gratuitos para a educação de qualidade dentro dos ODSs, como sobre Fome, Pobreza e Saneamento.

O cônsul honorário da França, Nadir Bosch, recomenda que o Paraná não dispense os seus talentos. “Não podemos perder os melhores talentos paranaenses para outros países. Temos de reter as pessoas com nível de excelência em saber, os talentos no Paraná”, defendeu. A diretora Regional do Programa Cidades do Pacto Global da ONU no Brasil, Rosane de Souza, disse que concorda com Bosch, assim como o articulador das ODSs no Paranacidade, Geraldo Farias.     

O assessor especial da Casa Civil, ex-deputado estadual Nilson Sguarezi, discorreu sobre a sua visão de País. “O Brasil é um País adolescente diante do mundo. Aqui há muito por fazer e aprender com os mais experientes”, afirmou.

Carla Pimentel mostrou as opções possíveis aos cônsules presentes , com parcerias inovadoras, em um Banco de Soluções; Escola de Sustentabilidade; Desenvolvimento Social para Empreendedores; Abordagem Pedagógica, com Frente Tecnológica; Plataforma de Defesa da Mulher; Convivência de Idosos; Cultura de Segurança entre outros.

Ainda estavam presentes os cônsules da Tanzânia, Jonathan Bittencourt; da Suíça, Manuela Merki; da Argentina, Pedro Marotta; o adjunto do Japão, Hiroshi Teramichi; da Hungria, Marco Schetino; ainda, representando o Consulado da Grã-Bretanha, Manuela Navrota; mais o segundo secretário do Ministério das Relações Exteriores, Bráulio Pupim; além de Nemécio Muller, entre outras personalidades.






Está notícia foi publicada no PARANACIDADE https://www.paranacidade.org.br

Endereço desta notícia:
https://www.paranacidade.org.br/modules/noticias/article.php?storyid=11534