Sedu analisa criação de novos projetos para beneficiar pequenos municípios

Data 10/03/2011 | Assunto: Notícias (Antigas)

Dar condições para que os pequenos municípios do interior do Paraná se desenvolvam, auxiliando-os com projetos de infraestrutura urbana. Essa é uma das metas da Sedu (secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano). De acordo com o secretário, Cezar Silvestri, alguns projetos, em conjuntos com outras secretarias, já estão sendo estudados, para que seja possível oferecer aos municípios novas opções de programas e financiamentos que contemplem áreas que ainda não são abrangidas pela Sedu. A intenção é fazer com que os programas melhorem a vida de quem trabalha e reside nos municípios do interior.


"Há uma preocupação por parte do governador para que nós fortaleçamos os investimentos no interior do Estado. A ideia é desenvolvermos alguns projetos que sejam mais abrangentes e que busquem o desenvolvimento regional”, comentou Silvestri.

Um exemplo disso é o programa Paraná Competitivo da Sesim (Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul). Conforme detalhou Silvestri, a Sedu está trabalhando conjuntamente com a Seim para que seja possível, criar uma linha de financiamento para a implantação de parques industriais.

As parcerias não param por ai, juntamente com a Secretaria de Habitação do Paraná, a Sedu está elaborando um projeto de financiamento de terrenos para a construção de casas populares. “Esse programa irá auxiliar os pequenos municípios que não tem condições de adquirir um terreno” complementou.

Além de programas voltados para aquisição de terrenos, novas linhas de financiamento estão sendo analisadas, entre elas, uma que possibilite aos municípios a renovação da frota de pequenos veículos. “Conversando com os prefeitos, percebemos a necessidade que muitos tem de renovar a frota de pequenos veículos para atender as áreas da educação, saúde, agricultura e assistência social. Hoje a Sedu tem financiamentos para equipamentos rodoviários, mas ainda nada em específico para renovação da frota. É uma questão que esta sendo analisada para verificarmos a viabilidade”, concluiu.






Está notícia foi publicada no PARANACIDADE https://www.paranacidade.org.br

Endereço desta notícia:
https://www.paranacidade.org.br/modules/noticias/article.php?storyid=1201