Palestra desperta interesse para mudanças de paradigmas na gestão pública

Data 23/04/2013 | Assunto: Notícias (Antigas)

O Programa de Capacitação de Servidores Municipais, da Coordenadoria de Relações Institucionais e Qualificação (CRIQ), da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU), reuniu no auditório da própria Secretaria, em Curitiba, gestores, diretores, secretários dos municípios de Pinhais, Piraquara e Colombo, além de alguns chefes da SEDU e do Paranacidade, para participarem da palestra da doutora em Administração, Léia Cordeiro Gaglionone, sobre “Um Novo Olhar para o Papel do Gestor da Administração Pública”.
O Programa de Capacitação de Servidores Municipais, da Coordenadoria de Relações Institucionais e Qualificação (CRIQ), da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU),  reuniu no auditório da própria Secretaria, em Curitiba,  gestores, diretores, secretários dos municípios de Pinhais, Piraquara e Colombo, além de alguns chefes da SEDU e do Paranacidade, para participarem da palestra da doutora em Administração, Léia Cordeiro Gaglionone, sobre “Um Novo Olhar para o Papel do Gestor da Administração Pública”.

O diretor-geral da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, abriu no primeiro dia e encerrou,  no dia seguinte, as palestras ocorridas na quinta e na sexta-feira, 18 e 19. Após dar as boas vindas aos presentes, Ortega destacou que as palestras e os cursos também fazem parte do apoio para um maior desenvolvimento dos municípios e atendem, ainda, determinação do governador Beto Richa e do secretário da Pasta, Ratinho Junior. “A SEDU, por meio da CRIQ, abre espaços para a melhoria da qualificação profissional de gestores, de técnicos  e de servidores públicos com esta e outras palestras, além de cursos, para dar maior impulso ao desenvolvimento em todos os municípios do Paraná”, realçou.

Nas palestras, Léia Gaglionone abordou os diversos aspectos que levam o administrador público a cometer pecados capitais ou a ser modelo de liderança e gestão. Nos dois dias, ela traçou o perfil do gestor público focado na gestão competente e na  construção de um planejamento estratégico para o Plano de Ação Ideal. Ao final, a palestrante destacou a participação interessada das duas platéias. “Falei com profissionais ecléticos, oriundos de atividades distintas, mas muito interessados em aprender e a melhorar os serviços públicos do Paraná. Mostraram disponibilidade e deram demonstração de quererem exercitar um novo olhar para a gestão pública em seus municípios. Notei a ansiedade deles em colocar logo em prática a teoria adquirida”, disse.

O gerente da Agência do Trabalhador da Prefeitura de Colombo, Leandro Maschio, deu seu depoimento. “Adquirimos a teoria para aprender a fazer a diferença. Agora, o próximo passo será a autocrítica para, depois, aplicar estes conhecimentos.” Já, para o secretário de Obras da Prefeitura de Piraquara, Girlei de Lima, foi uma quebra de paradigmas. “Ganhamos motivação para quebrar paradigmas e apostar em um novo olhar e no exercício de uma nova postura na administração pública.”

Na mesma direção de pensamento, a secretária de Saúde do município de Colombo, a médica Dalimar Moreira, considerou oportuna e proveitosa a palestra. “A minha equipe, eu trouxe 12 profissionais, e eu saímos empolgadas daqui. Penso que qualificar a gestão é a maneira mais fácil para ajudar no desenvolvimento humano e administrativo da gestão municipal”. 

Para o secretário de Comunicação da Prefeitura de Piraquara, o publicitário Márcio Mainardes, “a palestrante despertou com competência a necessidade da autoconsciência e da reflexão para se atingir a disposição de fazer a diferença. Léia mostrou o gestor público focado na competência, mas sem perder o foco da humanidade”.

A coordenadora de Relações Institucionais e Qualificação da SEDU, a psicóloga Larizza Carvalho Rodrigues, explicou que o Programa de Capacitação de Servidores Municipais põe foco também no desenvolvimento pessoal, além do profissional. “São pessoas que merecem respeito e capacidade para evoluir integralmente. Assim, elas estarão mais aptas a alavancar o desenvolvimento de todo o município”.




Está notícia foi publicada no PARANACIDADE https://www.paranacidade.org.br

Endereço desta notícia:
https://www.paranacidade.org.br/modules/noticias/article.php?storyid=1361