Plano Diretor, um desejo antigo de Jaboti será realidade em breve

Data 29/04/2013 | Assunto: Notícias (Antigas)

Os alicerces para o bom funcionamento de um município começam pelo Plano Diretor, recomendam os especialistas. Neste documento estão inseridos os pontos de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano que norteiam a ação dos agentes públicos e privados.
Os alicerces para o bom funcionamento de um município começam pelo Plano Diretor, recomendam os especialistas. Neste documento estão inseridos os pontos de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano que norteiam a ação dos agentes públicos e privados. O Paraná já conta com 297 municípios com Plano Diretor prontos e com suas leis aprovadas pelas respectivas Câmaras Municipais. Há 70, ainda, com Plano elaborado mas sem todas as suas leis aprovadas; outros 23 em elaboração e nove, sem Plano Diretor. Entre esses, está Jaboti, cidade fundada em 1954 e que, até então, os gestores não sinalizavam com a intenção de elaborar o Plano Diretor. Essa realidade, em breve, será alterada. Com uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, Jaboti, na Região do Norte Pioneiro, vai receber recursos, a fundo perdido, para a elaboração do seu Plano Diretor. O mesmo deverá acontecer com os outros oito pequenos municípios em situação idêntica à Jaboti.

O secretário da Pasta, Ratinho Junior, destaca a importância do planejamento municipal para o bom funcionamento das cidades. “O Plano Diretor é fundamental para que as cidades possam habilitar convênios de financiamento de obras, ações de infraestrutura, equipamentos e serviços disponibilizados pelo Governo do Paraná. A meta do Governo do Paraná é que, até o final deste Governo, todos os municípios tenham o Plano Diretor. Por isso, buscamos parcerias para acelerar esse processo”, concluiu Ratinho Junior.

A dificuldade dos pequenos municípios é justamente angariar recursos públicos para as obras de infraestrutura, mas sem o Plano Diretor, não conseguem aceder a esses financiamentos. O Prefeito de Jaboti, Wanderley de Siqueira e Silva, afirma que muitos prefeitos não têm sequer, recursos para elaborar o Plano Diretor e, assim, perdem investimentos. “Esse recurso destinado pela SEDU, vai transformar em realidade um sonho antigo. Com a elaboração do Plano vamos atrair recursos para Jaboti e sua população. Nós vamos trazer desenvolvimento e progresso para todos”, afirmou o prefeito.

O secretário, Ratinho Junior, também recebeu as comitivas dos municípios de Juranda, Céu Azul, Itambé, Pinhalão, Jusssara, Ivatuba, Jaguapitã, Japurá e Antonina, com diferentes demandas às necessidades de suas respectivas populações.




Está notícia foi publicada no PARANACIDADE https://www.paranacidade.org.br

Endereço desta notícia:
https://www.paranacidade.org.br/modules/noticias/article.php?storyid=1363