Governo do Estado implanta avanço tecnológico sem precedente no Paraná

Data 07/05/2013 | Assunto: Notícias (Antigas)

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU) prepara o fortalecimento institucional e estratégico que influirá para a melhoria da administração em todos os 399 municípios do Paraná. Os gestores públicos municipais vão ganhar um reforço com o uso de tecnologia de ponta.
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU) prepara o fortalecimento institucional e estratégico que influirá para a melhoria da administração em todos os 399 municípios do Paraná. Os gestores públicos municipais vão ganhar um reforço com o uso de tecnologia de ponta. Trata-se do Programa SEDU/Paraná – Cidade Interativa que ajuda a alavancar o desenvolvimento harmônico e de forma gradativa dos municípios de todas as Regiões do Estado. Enquanto o Programa é montado pelos técnicos do Paranacidade (Serviço Social Autônomo), o secretário da Pasta, Ratinho Junior, já experimenta parte dele em audiências com os prefeitos. O prefeito de Umuarama, Moacir Silva e o deputado Fernando Scanavaca, que o acompanhava nesta terça-feira, 07, já queriam levar uma cópia do que viram para os municípios do interior. “É um avanço tecnológico sem precedentes que o Governo do Estado implanta, gradativamente, em todo o Paraná”, garante Ratinho Junior.

Em uma primeira etapa, o Programa montado pelo Paranacidade prioriza municípios de grande e médio porte, com aproximadamente 50 mil habitantes, tendo como ferramenta o geoprocessamento. Com este trabalho é possível mapear, aproximar, definir e ver todas as áreas urbanas, industriais e rurais, que mostra onde e como se pode construir, além de identificar todos os equipamentos públicos. Com o uso de uma plataforma de Internet simples, mas rigorosa, e sem a necessidade de técnicos especialistas, quando o Programa estiver pronto, qualquer cidadão poderá interagir e mostrar onde há problemas e o que é preciso ser feito para melhorar a qualidade de vida da população em sua cidade, no bairro em que o cidadão mora ou trabalha.

Esta ferramenta permite ao prefeito, quando ele pede ao secretário da SEDU algo prioritário em sua cidade, o mapa de seu município é escancarado em uma tela à sua frente e tudo pode ser estudado, analisado e decidido como se os protagonistas da questão estivessem naquele referido município. É o que acontece todos os dias no gabinete do secretário Ratinho Junior, entusiasmando os prefeitos. O de Umuarama, mostrou na tela as prioridades necessárias ao seu município: a reforma em quatro escolas, a reurbanização da área central, com pavimentação asfáltica de algumas vias e duas pontes ligando bairros distantes ao centro da cidade. “Tudo isto vai garantir melhor qualidade de vida à população”, disse o prefeito Moacir Silva.

Ele lembrou que “Umuarama é um município que vai muito bem em desenvolvimento urbano, econômico e social. É o segundo município maior gerador de empregos e renda no Paraná. O maior Hospital do Câncer e Regional do interior do Estado está em fase de conclusão, beneficiando a nossa gente e de toda aquela Região. Mas sempre há o que melhorar, por isto estamos aqui. E quando este Programa SEDU/Paraná – Cidade Interativa ficar pronto, será muito melhor ainda”, destacou.

Ratinho Junior pediu o retorno do prefeito com os projetos necessários, mas antes, o encaminhou para conversar com os técnicos do Paranacidade e com o setor Jurídico para que o processo seja o mais rápido possível. Ainda pela manhã, o secretário do desenvolvimento urbano recebeu os prefeitos de Nova Londrina, Dorneles Chiodelli; de Querência do Norte, Carlos Benvenutti (o Carlão) e, ainda, o de Vera Cruz do Oeste, Eldon Anschau que solicitou verbas para pavimentação poliédrica, galerias fluviais, calcário e óleo diesel. Também estive com o secretário o deputados estadual Luiz Accorsi.




Está notícia foi publicada no PARANACIDADE https://www.paranacidade.org.br

Endereço desta notícia:
https://www.paranacidade.org.br/modules/noticias/article.php?storyid=1368