Estagiários da PUC mostram o potencial humano da SEDU em TCC

Data 05/07/2013 | Assunto: Notícias (Antigas)

Em uma atividade inédita no Governo do Estado, estagiários do 5º ano do Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) apresentaram na manhã desta sexta-feira, 05, ao diretor-geral da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU), João Carlos Ortega, e a um grupo de gestores públicos o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido dentro da própria Pasta. O tema escolhido foi a “Análise e Descrição de Cargos por Competência: uma proposta para adaptação e desenvolvimento dos servidores e suas funções na SEDU”. O TCC mostrou o potencial humano da Pasta.
Em uma atividade inédita no Governo do Estado, estagiários do 5º ano do Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) apresentaram na manhã desta sexta-feira, 05, ao diretor-geral da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU), João Carlos Ortega, e a um grupo de gestores públicos o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido dentro da própria Pasta. O tema escolhido foi a “Análise e Descrição de Cargos por Competência: uma proposta para adaptação e desenvolvimento dos servidores e suas funções na SEDU”. O TCC mostrou o potencial humano da Pasta.

Para os acadêmicos, “o material colhido é matéria-prima a ser aplicada na Gestão de Pessoas, com todo potencial para contribuir na valorização de pessoas, o bem mais precioso de qualquer organização”.

Ao encerrar a apresentação dos estudantes, Ortega agradeceu a escolha dos estagiários, os parabenizou e destacou que o trabalho inédito no Estado, iniciado no Grupo de Recursos Humanos Setorial (GRHS), resultou neste diagnóstico organizacional. “Os acadêmicos mostraram o real potencial de cada setor e dos respectivos servidores públicos, o que permitirá até correção de rumo, se e onde for necessário”, enfatizou.

A responsável pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Qualificação (CRIQ), a psicóloga Larizza Gaglionone, que também acolheu e dirigiu o estágio dos estudantes da PUC na SEDU, lembrou que esta análise do trabalho apresentado é mutante e, “por esta razão, deve ser realizado de tempos em tempos para melhor avaliação do resultado dos serviços efetuados pelos servidores públicos em favor da população”.

O TCC registrou 61 análises e descrição de funções e competências em 12 setores da SEDU; um glossário de termos utilizados; um dicionário de competências e a avaliação final de que o documento deve ser atualizado de tempos em tempos para validar o quadro real da Pasta.

O Trabalho de Conclusão de Curso foi iniciado ainda na gestão do secretário Cezar Silvestre e concluído, agora, com o secretário Ratinho Junior à frente da SEDU. O trabalho foi realizado pelos estudantes Danilo Groch, Amanda Zanoto Dias; Calline Baldo Zancanaro e Jéssica Caroline Leandro de Almeida, sob a supervisão acadêmica da PUC/PR, professora Ilma Lopes Soares de Meirelles Siqueira.

Os acadêmicos levaram em consideração a definição de competência descrita por Carbone: “uma combinação sinérgica de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional dentro de um determinado contexto organizacional, que agregam valor a pessoas e organizações”.




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