Programa SEDU/Paranacidade Interativo é exibido no “Gis Day”, em Pinhais

Data 23/11/2013 | Assunto: Notícias (Antigas)

Um grupo de técnicos do Serviço Social Autônomo/Paranacidade, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU), criou e desenvolve, ainda, o Programa SEDU/Paranacidade Interativo, um sistema de informações georeferenciadas e de geoprocessamento sobre todos os 399 municípios do Paraná. Iniciando por partes, 36 municípios estão sendo decodificados, em informações diversas, como as do sistema viário, conexão de intermobilidade entre os municípios, inclusive da malha viária rural até a possibilidade da mobilidade fluvial, com a classificação dos rios e todos os obstáculos, riscos e potencialidades de cada um deles. Quando o Programa estiver concluído, o resultado de todo este estudo mostrará uma nova metodologia e transferência de know how para ajudar o pleno desenvolvimento de cada cidade do Paraná. “O céu é o limite”, explica o secretário da Pasta, Ratinho Junior. Este estudo foi apresentado nesta semana, no “Gis Day”, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Um grupo de técnicos do Serviço Social Autônomo/Paranacidade, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU), criou e desenvolve, ainda, o Programa SEDU/Paranacidade Interativo, um sistema de informações georeferenciadas e de geoprocessamento sobre todos os 399 municípios do Paraná. Iniciando por partes, 36 municípios estão sendo decodificados, em informações diversas, como as do sistema viário, conexão de intermobilidade entre os municípios, inclusive da malha viária rural até a possibilidade da mobilidade fluvial, com a classificação dos rios e todos os obstáculos, riscos e potencialidades de cada um deles. Quando o Programa estiver concluído, o resultado de todo este estudo mostrará uma nova metodologia e transferência de know how para ajudar o pleno desenvolvimento de cada cidade do Paraná. “O céu é o limite”, explica o secretário da Pasta, Ratinho Junior. Este estudo foi apresentado nesta semana, no “Gis Day”, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

O “Gis Day” – Dia dos Sistemas de Informação Geográfica - é um evento internacional promovido pela National Geographic Society, para alertar sobre a necessidade de promover e incentivar a “alfabetização” geográfica nas escolas, comunidades e organizações.  Assim, desde 1987, no mês de novembro, há a comemoração da Semana de Conscientização da Geografia, onde se inclui o Dia Mundial dos Sistemas de Informações Geográficas. O Gis Day reúne milhares de pessoas e profissionais de áreas afins, em cerca de 100 países. “É fundamental mostrar o quanto a geografia faz a diferença em nossas vidas”, argumenta o coordenador de Projetos do Paranacidade, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU), Jerônimo Paulo da Cunha Pimentel de Meira.

Também da equipe de Jerônimo, o arquiteto urbanista, Fernando Caetano, e o engenheiro cartógrafo, com especialidade em geoprocessamento, Cristiano Zaclikevicz,  fizeram a exposição do Programa SEDU/Paranacidade Interativo no Gis Day, em Pinhais. Ainda da equipe, também estava presente a coordenadora do Projeto pela SEDU, a assessora técnica e arquiteta urbanista Adriane Nunes Ferreira. Ela lembrou que Cristiano e Evemar Wernick, também técnico do Paranacidade/SEDU, estiveram presentes na “User Conference 2013”, em San Diego, na Califórnia, o maior evento sobre geoprocessamento  da ESRI - Environmental Systems Research Institute -, uma empresa americana especializada na produção de soluções para a área de informações geográficas e líder mundial em sistemas de informação geográfica.

Este foi o terceiro ano que a Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Pinhais promoveu o Gis Day. O evento foi realizado no Auditório do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, no centro da cidade. Estiveram presentes representantes da iniciativa pública e privada, além de profissionais – analistas, desenvolvedores de programas e usuários dos sistemas de informações geográficas - e comunidade interessada, em especial gestores públicos municipais do Paraná. Na programação constou um ciclo de palestras e workshops para aprofundar as questões relacionadas à geografia e a sua importância no dia a dia de todas as pessoas.

 






Está notícia foi publicada no PARANACIDADE https://www.paranacidade.org.br

Endereço desta notícia:
https://www.paranacidade.org.br/modules/noticias/article.php?storyid=1494