SEDU/Paranacidade estabelece parceria inédita com Universidades da França

Data 19/03/2015 | Assunto: Notícias (Antigas)

Novos conceitos e paradigmas para o desenvolvimento e a sustentabilidade do território urbano com projetos de capacitação profissional para gestores públicos têm sido a busca constante do secretário do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Ratinho Junior e de sua equipe, nos últimos meses. Na tarde desta quinta-feira, 19, Ratinho Junior recebeu em seu gabinete, professores de Universidades da França para estabelecerem uma parceria inédita em um convênio abrangente para a criação do 1º Instituto Superior Avançado em Desenvolvimento Urbano. “Queremos formar massa crítica, com técnicos de excelência, em um curso com conteúdo robusto que, ao final de um ano, possam apresentar projetos, em uma ação acadêmica, para transformar a realidade dos municípios”, explicou o secretário. Com esta parceria vão surgir reais e novos indicadores de sustentabilidade, dentro do “Metabolismo Urbano”, em um conceito holístico. O projeto já está esboçado e passa por ajustes e análises para a aprovação de todas as partes.

Novos conceitos e paradigmas para o desenvolvimento e a sustentabilidade do território urbano com projetos de capacitação profissional para gestores públicos têm sido a busca constante do secretário do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Ratinho Junior e de sua equipe, nos últimos meses. Na tarde desta quinta-feira, 19, Ratinho Junior recebeu em seu gabinete, professores de Universidades da França para estabelecerem uma parceria inédita em um convênio abrangente para a criação do 1º Instituto Superior Avançado em Desenvolvimento Urbano.

“Queremos formar massa crítica, com técnicos de excelência, em um curso com conteúdo robusto que, ao final de um ano, possam apresentar projetos, em uma ação acadêmica, para transformar a realidade dos municípios”, explicou o secretário. Com esta parceria vão surgir reais e novos indicadores de sustentabilidade, dentro do “Metabolismo Urbano”, em um conceito holístico. O projeto já está esboçado e passa por ajustes e análises para a aprovação de todas as partes.

Da França, vieram a arquiteta e diretora Adjunta da École Nationale Supérieure D’Architecture de Nantes, Claudia Enrech, e o engenheiro e diretor de Assuntos Internacionais da Universidade de Compiegne, Max Schaefgger. Ambos estavam acompanhados do representante da Maison de France, Carlos Sérgio Asinelli, e do assessor de Projetos da Casa Civil do Paraná, professor Ramiro  Wahrhaftig.

Com Ratinho Junior estavam, do Serviço Social Autônomo (Paranacidade), o superintendente executivo, Wilson Bley Lipski; a diretora de Operações, Mônica Vieira; o diretor de Administração e Finanças, Claudio Stabile; e o assessor especial, professor Nildo  Lubke.

Na audiência, os parceiros definiram como data de início do curso o segundo semestre deste ano, com término em 2016. Para incentivar os agentes públicos e oferecer melhores instrumentos para o trabalho, há previsão de intercâmbios entre os profissionais do Paraná e da França e, ainda, um curso intensivo de francês para os gestores brasileiros que frequentarem o Instituto. Ao final do curso, os diplomas vão ter a chancela do Governo do Paraná, SEDU/Paranacidade e das Universidades da França.

“A inovação é pedagógica para produzir conteúdo ao bem comum, ampliar competências para o bem pensar e bem fazer. Pode ser um projeto preliminar à distância para dar respostas de uma forma acelerada no aprender”, disse em um português perfeito, a francesa Claudia Enrech.

A princípio cinco são os temas eixos para estruturar o ano: saneamento ambiental, mobilidade e imobilidade urbana – com redes inteligentes -, consórcios municipais, qualidade  arquitetônica e atratividade urbana e gestão dos riscos urbanos. O secretário sugeriu a existência de uma Academia com laboratórios nos entornos dos polos: nos pequenos, médios e grandes municípios. Para diminuição do total dos custos, as parcerias se ampliam também com participação efetiva das Prefeituras e das Universidades. “Vamos, juntos, formar uma rede de profissionais de excelência”, disse Ratinho Junior.

“Nos próximos dias será preparado o calendário de ações e finalizados os últimos ajustes e detalhes para a assinatura dos convênios com os diversos parceiros, contratação de professores e estruturação da primeira turma, além do primeiro módulo com ateliê”, destacou Wilson Lipski.

Para o secretário da SEDU,  Wahrhaftig elogiou o trabalho realizado em tempo mínimo pela sua equipe. “A nossa intenção é induzir as boas práticas na gestão pública”, reafirmou Ratinho Junior.






Está notícia foi publicada no PARANACIDADE https://www.paranacidade.org.br

Endereço desta notícia:
https://www.paranacidade.org.br/modules/noticias/article.php?storyid=1687