Apesar das dificuldades o Litoral do Paraná já está de “cara nova”

Data 21/12/2015 | Assunto: Notícias (Antigas)

“Em nenhuma outra administração estadual se investiu tanto no litoral do Paraná. Foram mais de 52 milhões em 43 ações para apenas sete municípios. As pessoas que não vão até as praias, há muito tempo, ficarão agradavelmente surpresas com a nova cara do litoral”, avisa o secretário do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Ratinho Junior. A ânsia de renovação nas cidades do litoral atingiu todos os prefeitos, inclusive os de Antonina, Morretes, Guaraqueçaba e Paranaguá. Já, a remodelação e urbanização das orlas de Pontal do Paraná, Guaratuba, Caiobá e Matinhos surpreendem e todos querem que as obras fiquem prontas para as férias deste verão e festas de fim de ano, apesar de todos os obstáculos, inclusive do excesso de chuva.
“Em nenhuma outra administração estadual se investiu tanto no litoral do Paraná. Foram mais de 52 milhões em 43 ações para apenas sete municípios. As pessoas que não vão até as praias, há muito tempo, ficarão agradavelmente surpresas com a nova cara do litoral”, avisa o secretário do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Ratinho Junior. A ânsia de renovação nas cidades do litoral atingiu todos os prefeitos, inclusive os de Antonina, Morretes, Guaraqueçaba e Paranaguá. Já, a remodelação e urbanização das orlas de Pontal do Paraná, Guaratuba, Caiobá e Matinhos surpreendem e todos querem que as obras fiquem prontas para as férias deste verão e festas de fim de ano, apesar de todos os obstáculos, inclusive do excesso de chuva.

“Agora não olho mais o calendário para a execução das obras de pavimentação. Só olho para o céu, porque foram quase 90 dias de chuvas nos últimos três meses. Eu espero ter, ao menos, mais 10 dias de tempo bom. Só então vamos poder concluir as obras de pavimentação.” A declaração é de um dos diretores da empreiteira que executa as obras de pavimentação e calçamento na orla de Matinhos, Carlos Galett. Ao lado dele, o técnico analista de Desenvolvimento Municipal do Serviço Social Autônomo – Paranacidade/ ligado à SEDU -, David Pierin, que vistoriou as obras no último fim de semana, falou sobre os desafios enfrentados.

DESAFIOS
- “Em Matinhos os problemas foram sucessivos. Após o início das obras, o Patrimônio Histórico do Estado pediu alterações do projeto para que houvesse adequação às normas do tombamento. Mesmo que a licitação, no valor de mais de R$ 7,27 milhões, tenha recebido anterior autorização da Secretaria do Patrimônio da União, foram necessárias inúmeras reuniões com representantes do Conselho do Patrimônio do Estado para solucionar o impasse”, discorreu.

O Projeto foi alterado com a supressão dos quiosques, polêmica que prossegue até os dias atuais. Também foram alterados o projeto do plantio de palmeiras e a largura da pista de rolagem, de seis para apenas quatro metros de largura. “Com estas questões, o trabalho ficou lento. Mas a partir de julho, as obras foram retomadas em ritmo normal. No entanto, mais um obstáculo: as chuvas constantes. Em novembro foram apenas quatro dias de sol”, explica Pierin.
Ele ainda disse que, além das chuvas, foi descoberto que a rede de drenagem estava comprometida. Foi preciso drenar toda a extensão da obra e, ainda, as vias que chegam à orla para que o serviço ficasse perfeito. Seguindo as orientações do Patrimônio Histórico, também houve alteração no sistema de iluminação. “Assim, foram incluídas lâmpadas em LED que garantem maior segurança, qualidade e economia”, afirmou Pierin.

De acordo com Galett, a pavimentação das Avenidas Atlântica e Augusto Blitzkow ficará pronta até o próximo dia 23, quase véspera de Natal. O calçamento também segue o mesmo ritmo, mas como o trabalho é em petit-pavet, com pedras sendo colocadas uma a uma, necessita de um profissional especializado. E eles são poucos no País. Ainda estão programadas a limpeza, o plantio de grama junto ao calçadão. Todas as luminárias, as baixas e as altas deverão ser instaladas antes do fim deste ano. De acordo com a empreiteira, a previsão do término de todas as obras é para abril ou maio, já com a implantação das áreas de estar e sanitários, a recomposição da restinga, assim como as passarelas de madeira que permitem o acesso à praia. As lixeiras serão instaladas no próximo mês de janeiro. “No momento, o nosso maior obstáculo é o tempo chuvoso que atrasa a conclusão das obras”, diz Galett.

DEPOIMENTOS - “Este é o primeiro grande investimento que eu vejo de um Governo de Estado aqui no litoral. Estão todos de parabéns”, diz o morador de Matinhos há 30 anos, Antônio Casagrande. Já a moradora do Balneário de Camboriu (SC) que todos os anos vai a Matinhos, Josefa Trobia, diz: “Quando estiver tudo pronto vai ficar lindo. Vai valorizar tudo, vai ficar muito bom. Ah! Se Camboriu tivesse esta praia, este enorme espaço de areia. Lá não tem. É curtinho, né?! Por isto a gente vem pra cá. E eu acho que vai ficar mais bonito do que lá. Vai valorizar os imóveis, vai valorizar tudo aqui. Por causa da crise, as pessoas não vão viajar para fora, para a Europa. Elas vão descer para a praia”.

“Estamos trabalhando a todo vapor. O povo pode vir para o nosso litoral, apesar dos problemas que tivemos e reconhecemos. Mas nós vamos ter uma grande obra sendo executada pelo Governo do Paraná e pela Secretaria Municipal de Matinhos. As pessoas que vierem a Matinhos poderão contemplar e tenho certeza que vão elogiar as ações realizadas”, diz o chefe de gabinete da Prefeitura de Matinhos, David Pancotti.

OUTRAS OBRAS
- No período de 01 de janeiro de 2011 a 11 de dezembro de 2015, pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU) e Fomento Paraná, o Governo do Estado investiu um total de R$ 52.691.852,41 em 43 ações, obras e serviços em sete municípios do Litoral Paranaense.

Com recursos autorizados pelo Governo do Estado, pela SEDU, foram construídos, 37, 38 km de asfalto novo, um km de recape e 9,72 km de urbanização, somando um total de 38,10 km apenas em pavimentação. Com estas e outras obras foram reformadas e urbanizadas as orlas das praias de Guaratuba, Caiobá, Pontal do Paraná e Matinhos, que alteraram e transformaram as cidades. “Guaratuba está com outra cara, dando melhor qualidade de vida aos moradores e aos veranistas, além de valorizar os imóveis e toda a cidade”, comemora a prefeita Evani Cordeiro Justus.

Também foram construídos no litoral um Centro de Referência de Assistência Social e três Centros de Convivência para a Pessoa Idosa todos em Matinhos; um Centro da Juventude em Morretes; e outras três obras públicas necessárias ao desenvolvimento daquelas cidades do litoral. O Ginásio de Esportes Cascatão, em Matinhos, passou por reformas e ampliação e será entregue à população neste ano. Ainda, houve reforma e ampliação do Hospital Municipal Dr. Sílvio Bittencourt Linhares em Antonina e de outros cinco edifícios em todo o litoral do Paraná.

Mais ainda, foram ainda adquiridos, 17 veículos e 57 equipamentos rodoviários, com um total de 74 unidades. Entre estes, foram autorizados, à Prefeitura de Guaraqueçaba, licitações para a compra de 10 ambulâncias tipo náutica, uma delas com UTI, para atender aos moradores daquele município e da vizinhança.




Está notícia foi publicada no PARANACIDADE https://www.paranacidade.org.br

Endereço desta notícia:
https://www.paranacidade.org.br/modules/noticias/article.php?storyid=1825