Conselheiros do PARANACIDADE aprovam renovação de contrato de gestão e elogiam trabalho exemplar da equipe

Data 13/07/2016 | Assunto: Notícias (Antigas)

A 140ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração do Serviço Social Autônomo – PARANACIDADE – realizada na manhã desta terça-feira, 12, com quórum completo de conselheiros, teve apresentação de metas, relatórios, números, análises, posse, aprovação e recomendação da renovação de contrato de gestão e colheita de muitos elogios dos conselheiros. “É um trabalho exemplar de uma equipe eficiente e bem preparada. As dificuldades e crises que afetam o País são minimizadas pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e PARANACIDADE. Parabéns a todos. Eu aprovo e recomendo a renovação do contrato de gestão. Contem com o meu apoio”, disse o secretário da Fazenda, Mauro Machado da Costa, que também preside o Conselho.
A 140ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração do Serviço Social Autônomo – PARANACIDADWE – realizada na manhã desta terça-feira, 12, com quórum completo de conselheiros, teve apresentação de metas, relatórios, números, análises, posse, aprovação e recomendação da renovação de contrato de gestão e colheita de muitos elogios dos conselheiros. “É um trabalho exemplar de uma equipe eficiente e bem preparada. As dificuldades e crises que afetam o País são minimizadas pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e PARANACIDADE. Parabéns a todos. Eu aprovo e recomendo a renovação do contrato de gestão. Contem com o meu apoio”, disse o secretário da Fazenda, Mauro Machado da Costa, que também preside o Conselho.

“É preciso ressaltar ainda a qualidade das obras entregues por meio dos Programas daqui. São excelentes”, disse o engenheiro Gilberto Piva, do Instituto de Engenharia do Paraná, tendo a concordância de todos os presentes. O primeiro apoio e elogio partiu de Hélio Bampi, da diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). O secretário do Desenvolvimento Urbano e superintendente do Paranacidade, Ratinho Junior, agradeceu a todos e falou sobre as razões deste trabalho de sucesso.

“Nós conseguimos reduzir o tempo para a liberação, aos prefeitos, dos pedidos feitos na SEDU/PARANACIDADE. Fato elogiado até pela gerente da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), senhora Ho Yin Cheng, quando esteve aqui. Além disto, as análises e as medições das obras também são feitas de modo rápido e eficiente para diminuir o prazo de realização das ações. O PARANACIDADE dá segurança aos prefeitos e às empreiteiras de que a obra começada vai ser terminada. Nenhum recurso será pago se as medições não mostrarem que o trabalho foi executado conforme o projeto. Assim, basta que todos trabalhem direitinho. É bom para todas as partes e, principalmente, para a população que vê onde o dinheiro é aplicado”, disse Ratinho Junior.

O secretário da SEDU reforçou a implantação de um acordo de metas e resultados com todos os técnicos e funcionários. Ele citou melhorias em todos os Escritórios Regionais do PARANACIDADE, citando entre os melhores desempenhos os de Curitiba, Cascavel e Maringá. Hoje, o trabalho realizado ganha o reconhecimento além fronteiras. Nesta terça-feira, uma comitiva do Governo do Espírito Santo veio conhecer de perto o Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). “Eles querem levá-lo como modelo aos próprios municípios”, disse o superintendente executivo do PARANACIDADE, Wilson Lipski.

A SEDU/PARANACIDADE recebeu o Prêmio Mundo GEO da América Latina 2016, obtendo o 1º lugar na categoria Gestão Pública – estadual e federal -, com a implantação do SEDU/PARANACIDADE Interativo, uma ferramenta que mostra a realidade dos municípios em tempo real. Ratinho Junior falou sobre a eficiência da ferramenta. “Havia alguns prefeitos que preferiam maquiar a cidade com um Portal. Mas bastava usar a ferramenta da SEDU/PARANACIDADE  Interativo e mostrar o estado real de ruas com buracos, problemas em Escolas e tantos outros. Era só conversar com o prefeito e chamá-lo a investir em prioridades. Desta forma conseguimos o exercício de uma nova cultura de gestão junto aos prefeitos, em benefício do coletivo, da população”, resumiu o secretário.

NOVOS RUMOS - Depois da posse de novo membro nato, o secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Paraná, Cylleneo Pessoa Pereira Junior, foram abordadas outras questões. Entre eles, a renovação do Contrato de Gestão do PARANACIDADE com o Poder Público; a análise de alterações e revisões de metas do Plano de Ação Estratégica de 2016; apresentação de relatório de homologações, com números de ações e assuntos gerais. Todas as questões levantadas foram aprovadas pelos conselheiros.

Entre as novas propostas de revisão de metas estão a implantação de ações mais amplas como a da Elaboração e Execução de um Projeto Elétrico para a troca de sistema de iluminação nos municípios; a reforma do DataCenter, inclusive com sistemas de segurança contra incêndio, controle de acesso e monitoramento da sala; aquisição de Servidores Blade para a melhoria de Tecnologia da Informação; a aquisição de Telefonia VOIP.

Outras alterações se dão em alterações de prazos e na infraestrutura de alguns serviços; elaboração de novas normas para medições finais; implantação de mecanismos de fiscalização de obras compartilhadas com a população, entre outras.

Como meta, tornar o PARANACIDADE integrante do Pacto Global; apresentação de eventos de Hackathon; nova política de gestão de pessoal; modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT); revisão do regulamento Operacional do SFM; estímulo à criação de Núcleos Municipais de Planejamento e Indicadores de Desenvolvimento Urbano; implantação e aplicação do GIS SEDU/PARANACIDADE Interativo em 130 municípios; implantar uma política, com ferramentas Anticorrupção/Compliance; ampliar a capacitação profissional interna, com Programas de Treinamentos e Qualificação; reformular material de Marketing e Apresentação Institucional; novo Contrato de Gestão; Padronização de Projetos diversos; revisão de Processos e Procedimentos Internos; receber a Certificação Isso 9001 até o fim do próximo ano.

Os conselheiros também davam sugestões ampliando as novas metas. O secretário da Fazenda sugeriu a implantação de câmeras em obras, com dispositivo padrão nos Projetos. Também foi discutida a utilidade social após a entrega das obras. E entre as análises sobre os Projetos mais pedidos, Lipski disse não compreender por que tantos prefeitos pedem a construção de Capelas Mortuárias. “Não entendo”, disse. E ouviu a resposta do secretário da Fazenda: “Porque morrem”.




Está notícia foi publicada no PARANACIDADE https://www.paranacidade.org.br

Endereço desta notícia:
https://www.paranacidade.org.br/modules/noticias/article.php?storyid=1941