Prefeitos reeleitos e novos pretendem promover transformações em seus municípios

Data 25/11/2016 | Assunto: Notícias (Antigas)

Prefeitos novos e reeleitos ocupam, no dia a dia, as dependências da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU) para verificarem os projetos e programas em andamento. Os recém-eleitos também querem adquirir conhecimentos sobre os trâmites administrativos. Nesta semana, o secretário da Pasta, Ratinho Junior, o diretor-geral, João Carlos Ortega, e o assessor especial, Lúcio Tasso, receberam gestores públicos experientes e novatos. Cada gestor público trouxe alguns profissionais que ocuparão cargos nos respectivos municípios, ou deputado ou seus assessores, e autoridades do Governo do Estado. “Os futuros prefeitos chegam à SEDU demonstrando garra em promover transformações em favor da população. E os reeleitos mostram maior vigor para a nova gestão”, observa Ratinho Junior.
Prefeitos novos e reeleitos ocupam, no dia a dia, as dependências da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU) para verificarem os projetos e programas em andamento. Os recém-eleitos também querem adquirir conhecimentos sobre os trâmites administrativos. Nesta semana, o secretário da Pasta, Ratinho Junior, o diretor-geral, João Carlos Ortega, e o assessor especial, Lúcio Tasso, receberam gestores públicos experientes e novatos. Cada gestor público trouxe alguns profissionais que ocuparão cargos nos respectivos municípios, ou deputado ou seus assessores, e autoridades do Governo do Estado. “Os futuros prefeitos chegam à SEDU demonstrando garra em promover transformações em favor da população. E os reeleitos mostram maior vigor para a nova gestão”, observa Ratinho Junior.

Entre os prefeitos recém-eleitos esteve na SEDU, o de Irati, Jorge Derbli Pinto, acompanhado de parte de seu futuro secretariado: o chefe-de-gabinete, Paulo Secco, e assessora jurídica, Patrícia da Luz. Com eles também estavam o diretor geral da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, Rafael Felipe Lucas, e o assessor parlamentar do deputado estadual, Sandro Alex. Preocupado com o futuro, Derbli conversou com Ratinho Junior sobre as obras paralisadas em Irati, por problemas judiciais. “Vamos resolver essas e outras questões. Vamos dar condições de retomada e conclusão do Ginásio de Esportes e do Centro da Juventude”, garantiu.

O futuro prefeito de Santo Antônio da Platina, por exemplo, José da Silva Coelho Neto, já tem experiência legislativa municipal. Ele foi vereador em 2008. Com ele, estava o eleito para vice, Francisco Monteiro. Eles contaram que faziam parte de um grupo social e, em certo momento, decidiram realizar ações políticas em favor da população. “Daí para a candidatura, foi um pulo”, relata Neto.

O principal projeto do grupo é retirar do papel um Parque Industrial para gerar emprego e renda à população. “Vamos oferecer inventivos fiscais e doar terrenos para apoiar empresas locais. Sem descuidar da educação e da saúde da população”, destacou o futuro prefeito. Com ambos estavam os assessores do deputado estadual Bernardo Ribas Carli, João Otávio e Junior.

Outro futuro prefeito é o de Sarandi, Walter Volpato, acompanhado do vereador Carlos Roberto Falaschi; do futuro secretário de Urbanismo, Walter Volpato Júnior; do procurador municipal, João Cláudio de Mello; e do deputado estadual, Evandro Araújo. O grupo conversou com o secretário Ratinho Junior e também com o diretor-geral da SEDU, João Carlos Ortega, sobre a necessidade de projetos como pavimentação, galerias pluviais e campo de futebol.

O prefeito recém-eleito de Céu Azul, Germano Bonamigo, disse que vai continuar os trabalhos já em andamento no município. Junto com o prefeito atual, Jaime Basso, com os vereadores Amarildo Bonifácio Santana e Telmo da Silva Cardoso, eles se reuniram com o assessor especial da SEDU, Lúcio Tasso, para verificarem uma obra de pavimentação em 10 quadras de Céu Azul. Bonamigo pretende melhorar e dar continuidade aos trabalhos, priorizar a área de saúde e a geração de empregos.

"Temos uma deficiência grande, no município, neste aspecto e pretendo incentivar os empresários locais, dar oportunidades aos empreendedores que queiram investir no município, disponibilizando mão-de-obra adequada. Gerando emprego, geramos melhor qualidade de vida", afirmou. Já na área da saúde, o prefeito dará continuidade ao que já está sendo ofertado e pretende dar um apoio maior a especialidades como pediatria, ortopedia, geriatria e implantar a tomografia computadorizada.

De Cambira, o prefeito recém-eleito, Emerson Toledo Pires, veio à SEDU para uma reunião com João Carlos Ortega, para um primeiro contato como prefeito eleito. "Vim verificar os projetos que estão em andamento e saber qual é a situação do município e a capacidade de endividamento, entre outros. Meu desejo é renovar toda a malha asfáltica da cidade, adquirir maquinários para o setor agrícola e construir um novo parque industrial, porque o atual é muito pequeno", disse. Ele veio acompanhado do assessor do legislativo municipal, Cléber Alexandre Torres, e de um primo, Glaucio Toledo Pires.

OS REELEITOS - Do município de Pérola, o prefeito reeleito Darlan Scalco também se reuniu com Lúcio Tasso para verificar as medições de uma obra de pavimentação que já está em andamento naquele município. Esta obra, cujos recursos são oriundos do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), está prevista para ficar pronta em abril de 2017. "Pretendo asfaltar 100% da parte urbana da cidade. Após concluída, vou priorizar recursos para recapeamento de ruas", diz Scalco, que estava acompanhado do presidente da Câmara, Wilson Stefani.

Em Santa Mônica, o prefeito reeleito Sérgio José Ferreira, veio à SEDU para verificar a possibilidade de um financiamento para obra de pavimentação. "Já foram pavimentadas 21 quadras da cidade e faltam aproximadamente 40 quadras para serem asfaltadas. Além disso, outras 22 já foram recapeadas. Pretendo continuar realizando este trabalho e melhorar as estruturas físicas das escolas, a estrutura urbana da cidade e conseguir construir casas populares no distrito de Aparecida do Ivaí, que está necessitando muito".

Ferreira disse, ainda, que o carro-chefe de sua gestão passada foi a saúde. "Nesta área, o trabalho agora é só manter como está", comemora. Ele esteve acompanhado do assessor do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli, Ricardo Silva, e se reuniu com o assessor especial Lúcio Tasso.

Outro prefeito reeleito é o de São João do Ivaí, Fábio Hideki Miura. Ele também conversou com o diretor geral da SEDU, João Carlos Ortega. Acompanhado do atual secretário de governo, Herithon Paulista, e do assessor do secretário Artagão Junior, Enerson Antonielli, pediu para verificar a capacidade de endividamento e saber da possibilidade de novos projetos para o seu próximo mandato. "Pretendo melhorar a iluminação pública, melhorar as vias, o calçamento, reformar os prédios públicos e adquirir maquinários. Além disso, vim verificar o andamento das obras do programa Meu Campinho, que estão sendo realizada no município", diz.

“Os prefeitos reeleitos demonstram satisfação ao receberem da população a chancela para um novo mandato. Isto significa o reconhecimento do trabalho realizado”, enfatiza Ortega.
Entre os prefeitos reeleitos, ainda passaram pela SEDU, o de Iporã, Roberto da Silva, que foi recebido pelo secretário Ratinho Junior. Já o prefeito de Luiziana, Mauro Alberto Slongo, acompanhado do assessor parlamentar do deputado estadual Márcio Nunes, manteve audiência com Lúcio Tasso.

MISSÃO CUMPRIDA - Os prefeitos que realizaram seus trabalhos e estão em fim de mandato, também visitam a SEDU, para deixarem seus cargos com a sensação de dever cumprido. O prefeito de Salto do Itararé, Israel Domingos, acompanhado do vereador Odair Carvalho da Silva e da vereadora recém-eleita, Marta Porfírio Leal, esteve com o assessor especial Lúcio para verificar a finalização das obras de 40 casas populares.

Já, a prefeita de Alto Paraíso, Maria Aparecida Zanuto Faria, esteve com o Lúcio Tasso para pegar um edital de licitação da última parte de um financiamento destinado para recape em diversas ruas daquele município.

O prefeito de Santa Isabel do Ivaí, Roberto Campos Vaz, acompanhado do assessor do deputado estadual Luiz Carlos Romanelli, Ricardo Silva, veio verificar um contrato de financiamento para pavimentação, que já está sendo executado. "O municípios ganhará 33 novas ruas ainda no começo do ano de 2017", afirma.





Está notícia foi publicada no PARANACIDADE https://www.paranacidade.org.br

Endereço desta notícia:
https://www.paranacidade.org.br/modules/noticias/article.php?storyid=2005