Encerrado o primeiro ciclo de palestras do Painel I do Fórum que uniformiza o entendimento sobre Pavimentação Urbana no Paraná

Data 18/04/2017 | Assunto: Notícias (Antigas)

A “Utilização da Cartografia – SEDU/Paranacidade Interativo” foi o tema escolhido para encerrar o ciclo de palestras do Painel I do Fórum para Uniformização do Entendimento sobre Pavimentação Urbana, ministrado no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU),nesta terça-feira, 18.
A “Utilização da Cartografia – SEDU/Paranacidade Interativo” foi o tema escolhido para encerrar o ciclo de palestras do Painel I do Fórum para Uniformização do Entendimento sobre Pavimentação Urbana, ministrado no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU),nesta terça-feira, 18.

O programa SEDU/Paranacidade Interativo é um banco de dados de infraestrutura e demográficos de todos os 399 municípios do Paraná. Foi desenvolvido em uma plataforma onde, por meio da internet, qualquer pessoa pode acessar e realizar diversas consultas, sejam por recortes espaciais que vão desde associações de municípios, regiões metropolitanas, até a nível ‘intramunicipal’ que engloba perímetro urbano, distritos, bairros, setor censitário e outros. A partir destes dados de infraestrutura é possível gerar relatórios, mapas temáticos e, ainda, prever necessidades nos municípios.

Além disso, é possível fazer uma consulta de relatório de ações do Paranacidade por meio do Sistema de Acompanhamento e Monitoramento (SAM) de projetos e obras. Com esses dados, é possível elaborar mapas, mostrando a regionalização, como está a distribuição de ações, consultar equipamentos públicos, escolas e equipamentos de segurança, entre outros.

O palestrante deste Painel foi o analista de Desenvolvimento Municipal, engenheiro cartógrafo, Cristiano José Zaclikevicz. Ele definiu a palestra como uma oportunidade de mostrar a ferramenta SEDU/Paranacidade Interativo, para que seja útil aos técnicos do Paranacidade, dentro desta temática de pavimentação e aprimoramento das condições técnicas.

Foi também abordada a questão da legislação urbanística. Tema que os técnicos trabalham para melhorar o desenvolvimento de metodologias, padronizar a classificação do sistema viário, áreas aptas e inaptas e métodos de extração. “Estas informações serão posteriormente incorporadas dentro do programa, para que os técnicos do Paranacidade e, principalmente, os dos municípios ganhem um apoio na análise urbanística de seus municípios”, afirma Zaclikevicz.

Com início no final do mês de março, o Painel I, sobre Legislação, teve sete palestras com os temas: Noções Gerais sobre ‘Contribuição de Melhorias’; Acessibilidade: passeios, rampas, acesso de veículos e sinalização; Lesgislação Urbana, Plano Diretor e Plano de Ações e Investimentos; Classificação das vias, Lei do Sistema Viário e Alinhamento Predial; Interferências com o Meio Urbano, Importância de Conhecer o Local e Parecer Urbanístico; Licenças Ambientais e Utilização da Cartografia – SEDU/Paranacidade Interativo.

A coordenadora do Grupo de Trabalho, de Capacitação Interna, é a advogada Maria Borguezan, a Geda, do Paranacidade. “Ainda há muita capacitação e trabalho pela frente”, ela garante.





Está notícia foi publicada no PARANACIDADE https://www.paranacidade.org.br

Endereço desta notícia:
https://www.paranacidade.org.br/modules/noticias/article.php?storyid=2087