No Hackathon 2017 Ratinho Junior propõe transformar o Paraná no Vale do Silício da América do Sul

Data 21/04/2017 | Assunto: Notícias (Antigas)

Antes das 8 horas, deste feriado de 21 de abril, as dependências da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e do Serviço Social Autônomo (SEDU/Paranacidade), modificadas e adaptadas para abrigarem o Hackathon Paraná 2017 e o DemoDay Paraná 2017, já estavam lotadas de jovens “hackers”, mais mentores, palestrantes e comissão julgadora dos melhores trabalhos. Foi o início dos dois eventos que se estendem até domingo, 23. “É uma honra recebe-los aqui. O deputado estadual Guto Silva e eu trouxemos esta ideia da Coréia do Sul. O mundo mudou, as pessoas mudaram, a comunicação mudou. Mas o Poder Público no País não mudou. Pelo sucesso deste segundo Hackathon tenho a tranquilidade de afirmar que o Paraná pode, em breve, se transformar no Vale do Silício da América do Sul. Aqui estão reunidos jovens talentosos e criativos para inovarem com plataformas ideais os serviços públicos, com melhorias à vida dos cidadãos”, disse o secretário da SEDU, Ratinho Junior.
Antes das 8 horas, deste feriado de 21 de abril, as dependências da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e do Serviço Social Autônomo (SEDU/Paranacidade), modificadas e adaptadas para abrigarem o Hackathon Paraná 2017 e o DemoDay Paraná 2017, já estavam lotadas de jovens “hackers”, mais mentores, palestrantes e comissão julgadora dos melhores trabalhos. Foi o início dos dois eventos que se estendem até domingo, 23. “É uma honra recebe-los aqui. O deputado estadual Guto Silva e eu trouxemos esta ideia da Coréia do Sul. O mundo mudou, as pessoas mudaram, a comunicação mudou. Mas o Poder Público no País não mudou. Pelo sucesso deste segundo Hackathon tenho a tranquilidade de afirmar que o Paraná pode, em breve, se transformar no Vale do Silício da América do Sul. Aqui estão reunidos jovens talentosos e criativos para inovarem com plataformas ideais os serviços públicos, com melhorias à vida dos cidadãos”, disse o secretário da SEDU, Ratinho Junior.

Um dos palestrantes da manhã desta sexta-feira, o teólogo e engenheiro eletrônico, formado pela PUC de São Paulo, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas, e que atua na área de tecnologia há mais de 20 anos, CEO da empresa Ravel Tecnologia, mentor e “investidor anjo” em mais de 16 startups, presidente do Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul (ITESCS), Benício José Filho, parabenizou ao secretário Ratinho Junior e a todos os presentes pela iniciativa. “Isto aqui é inovador. O Paraná está de parabéns, pois faz uma startup do Governo do Estado. E, assim, pode ‘pivotar’ (mudar os rumos do que se faz)”, assegurou.

Benício José falou sobre “Pitch e Modelagem de Negócios”, destacando sucesso e os melhores caminhos para atingi-lo. “Pensar pequeno não faz parte da natureza humana. Mas há escalas a serem seguidas, como a boa relação espiritual e emocional; viver um relacionamento verdadeiro com a pessoa a quem se ama e na última escala de desejos está a vontade de ter muito dinheiro. Pois chegar ao topo, rico, mas sozinho, morre. E jamais esquecer que somos seres humanos. Sentir medo é natural. Só deixamos de sentir medo, quando morremos, Mas, acima de tudo, acredite na sua própria capacidade de inovar, de criar e na sua paixão”, ensinou entre muitos outros valores.

Em sua palestra Benício José mostrou que toda ‘startup’ deve ter qualidade, inovação e diferenciação. Ele ainda comparou a economia brasileira a um tsunami. Pediu aos presentes que se lembrassem do que acontece no momento de um ‘tsunami’. O mar se recolhe e, em seguida, levanta uma onda gigante que retorna à praia e tudo destrói. “Não se enganem, a nossa economia neste momento passa por um tsunami. E diante disto, os valores em nossas vidas devem ser outros para que haja sobrevivência”, destacou.

MAIS VALORES - Na mesma linha de pensamento sobre a necessidade de se preservar valores, falou o palestrante Marcos Batista. Graduado em Design, com Pós-graduação em ‘Cidades Criativas’ e também em ‘Economia Criativa’ pela Fundação Getúlio Vargas, além de Engenharia de Produto pela USJT. Batista tem mais de 28 anos de experiência nessas áreas, onde ganhou inúmeros prêmios internacionais e nacionais. E, na sua palestra, de “Design Thinking”, ele discorreu sobre lealdade e motivadores de alto impacto.

Mostrou uma pirâmide, onde experiência e serviços de valor contam. Mas, devem ser, acima de tudo, útil, confiável, consistente, conveniente, agradável, efetivo e verdadeiro, com uma real proposta de valor. “O empreendedor deve saber pensar fora da caixa, ver, observar, perguntar, ouvir, conhecer de perto os problemas e as necessidades existentes, se possível, vivenciá-los para projetar soluções viáveis, com pontos de afinidades para uma proposta ter real valor”, enfatizou.

Ele também é proprietário do Studio Marcos Batista, consultor credenciado em Inovação, Design e Startups pelo SEBRAE. Ainda é o idealizador e professor do Curso de Pós-graduação Creative Design Business na Universidade Mauá em São Caetano do Sul. No Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul dirige o Setor de Design Estratégico, além de participar do Conselho Polo de Incubadora de Startups da Universidade Metodista de São Paulo.

Já o professor, publicitário e palestrante nas áreas de Marketing e Empreendedorismo Digital e Inovação em Cidades, também co-idealizador e co-fundador do Centro de Inovação Icities, no Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, André Telles, falou sobre “Smart Cities”. Também foi o primeiro brasileiro a publicar um livro sobre Social Media Marketing em 2005. Depois, publicou outras obras como “Geração Digital”; “A Revolução das Mídias Sociais” e “O Empreendedor Viável”.

Para descontrair os presentes, dois funcionários do Paranacidade encarnaram a dupla de heróis, Batman e Robin, e subiram ao palco contando fatos hilários. Outro que também ajudou a descontrair os presentes foi o humorista Rafael Aragão. Ele disse que foi um desafio. “Foi um grande desafio enfrentar uma plateia intelectualizada e tão diferente da que eu costumo me apresentar. Mas logo encontrei um ponto de afinidade e o trabalho fluiu”, disse.

Com o objetivo de estimular ainda mais os concorrentes, no início da manhã, os jovens Daniel Veiga e Bruno Vieira de Lima, vencedores do Hackathon Paraná 2016, mostraram a posição em que já se encontram com a empresa Enfoca. O sucesso de ambos foi tanto que ambos estão inscritos no DemoDay. Eles querem, agora, receber mais apoio, desta vez de investidores que vão julgar as melhores propostas no domingo, 23, para darem apoio formal e prêmios em dinheiro.

Concorrem aos melhores prêmios do Hackathon Paraná 2017 um total de 13 equipes. Cada uma deles teve de escolher uma problemática dentro do tema central “Cidades Inteligentes”. Os participantes formaram, assim, equipes multidisciplinares, de até cinco integrantes, instruídas por mentores especializados, seguindo a metodologia Hackathon em busca de ideias inovadoras e disruptivas (cujo significado é o poder de romper ou alterar com o processo de algo. Que causa a restauração súbita de uma corrente elétrica, provocando faíscas e gastando a energia que estava acumulada).

Dentro da temática geral, a específica é sobre “Qualidade de Vida”, onde os participantes puderam escolher um dos três temas propostos:

01) Energia e Sustentabilidade Ambiental


· Crie programas de Eficiência Energética dos Edifícios Públicos, Iluminação Pública Inteligente, Geração de Energia Limpa, entre outras práticas;
· Desenvolva um plano para a redução e correta destinação dos resíduos sólidos, incentivando e explorando o potencial de geração de energia dos resíduos;
· Gerencie a coleta de esgoto e destinação de águas pluviais por meio do Smart Grid;

02) Governança pelo engajamento Cidadão

· Aproxime os interesses e opiniões dos representantes públicos e da população;
· Colabore para o planejamento urbano, pois orienta a definição de temas prioritários para o desenvolvimento da cidade;
· Estimule a fiscalização da conduta pública e das decisões políticas das lideranças locais;
· Estenda a voz dos cidadãos em um processo democrático e de qualidade, criando condições de aferir o comportamento e os resultados da ação dos órgãos públicos;
· Aprimore a gestão pública com dados em tempo real para criar agilidade no processo de tomada de decisões, melhorando a eficiência administrativa e financeira da gestão;

03) Segurança Pública Inteligente


· Reduza a taxa de criminalidade (assaltos, furtos, homicídios, etc.) por habitante;
· Reduza a taxa de prejuízo proveniente da criminalidade, contribuindo com a eficiência dos gastos públicos.

Todas as 13 equipes trabalham no tema escolhido desde as 13 horas desta sexta-feira. No total de criação, programação e negócios cada equipe deve trabalhar um total de 30 horas para o desenvolvimento de suas propostas. A apresentação e análise de cada uma delas serão feitas a partir das 19h45 até as 21h15 de sábado, 22. E das 21h30 até as 21h45 haverá a premiação e entrega de prêmios dos três melhores trabalhos.

IDEALIZADORES - O deputado estadual Guto Silva, um dos idealizadores do Hackathon Paraná, junto com Ratinho Junior, prestigiou o evento. “Precisamos de novas ferramentas para aproximar o cidadão da máquina pública. Com este evento, buscamos soluções pontuais para melhorar os serviços públicos e a vida das pessoas. Não podemos, neste momento de crise política do País, nos acomodar. É preciso inovar”, enfatizou.

Fazem parte da coordenação dos trabalhos, dos dois eventos, o arquiteto Giancarlo Rocco; Daniel Romanowski, os Analistas de Sistemas, Leandro Victorino de Moura e Adriana Saldanha Pierri, todos do Paranacidade. Como equipe de apoio há mais de duas dezenas de funcionários do Paranacidade e da SEDU, estes últimos fazem trabalho voluntário.

Tanto o Hackathon como o DemoDay são realizados nas dependências da SEDU e do Paranacidade, localizados nos 1º e no 2º andar do Edifício Caetano Munhoz da Rocha, na Rua Deputado Mário de Barros, 1.290, no Centro Cívico, em Curitiba. Fones: (41) 3350 3310 ou 3350 3398. Contatos também pelo site: [email protected]

DA PROGRAMAÇÃO

HACKATHON - 21 de abril de 2017 (sexta-feira):

8 horas às 8h30 – Credenciamento e Welcome Coffee
8h30 as 9h30 – Abertura do evento
9h35 às 9h55 – Apresentação Tema
10 horas às 10h50 – Design Thinking
10h50 às 11 horas – Intervalo
11 horas às 11h20 – Team building
11h20 às 12 horas – Palestra de Pitch e Modelagem de Negócio
12 horas às 12h15 – Orientações para as equipes, entrega dos kits e fechamento
12h15 às 13 horas – Almoço
13 horas – Início da Maratona

HACKATHON - 22 de abril de 2017 (sábado):

0 hora às 19h30 – Maratona de desenvolvimento
19h45 às 21h15 - Apresentações e análise de propostas
21h30 às 21h45 – Encerramento

DEMODAY - 23 de abril de 2017 (domingo)

8horas às 08:30 – Credenciamento e Welcome coffee
8h30 às 9 horas – Abertura do Evento
9 horas às 11 horas – Apresentações
11horas às 11h15 – Coffee
11h15 às 13h15 – Apresentações
13h15 às 13h45 – Divulgação da equipe vencedora e encerramento

OS MENTORES DO HACKATHON PARANÁ 2017

· Carlos Roberto Massa Junior, o Ratinho Junior


Secretário do Desenvolvimento Urbano, político, gestor público transformador, gosta de gente e de desafios. Formado em Marketing e Propaganda, pela Facinter; tem Pós-Graduação em Direito de Estado, pela PUC de Brasília; Especialização em Administração Tributária e Reforma Fiscal e Sociedade, em Madri, Espanha; e em Saúde e Educação em Órgãos de Governo, em Havana, Cuba.

Já foi deputado estadual, federal, e o mais jovem líder de bancada na Câmara Federal. Com seus mais de 300 mil votos, em mais de 395 municípios, foi o deputado estadual mais votado no Paraná e elevou de dois para 12 o número da bancada de seu partido, fortalecendo a sua liderança política.

Licenciado, chefia a Pasta do Desenvolvimento Urbano (SEDU), o Paranacidade, COMEC e ConCidades. Ratinho Junior trabalha com lideranças e prefeitos dos 399 municípios do Paraná, com programas ousados e inovadores, como sediar este Hackathon e este DemoDay com parceiros valiosos.

· Benicio José Filho

Formado em eletrônica, graduado em Teologia, pela PUC / SP, e com MBA pela FGV, atua no mercado há mais de 20 anos na área de tecnologia.

CEO da empresa Ravel Tecnologia, desenvolve há cinco anos atividades como mentor e investidor em Startups. Mentor, pela Anjos do Brasil, tem em seu portfólio mais de 16 Startups em atividade.

Apenas em 2015 participou em eventos nacionais e internacionais da avaliação de mais de 120 startups. Tem grande atuação na área de vendas, estratégia de negócios e desenvolvimento humano.

Preside atualmente o Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul (ITESCS), promovendo e fomentando a atividade tecnológica da região.

· Erica Marques


Country Champion Brazil no Google Business Group. Co-fundadora do Top 9 in the World GBG Curitiba - Programa Oficial Google, presente em mais de 80 cidades no mundo. Mentora no Google Startup Launch e Aceleradoras.

· Guto Silva

Deputado estadual, Guto Silva foi o vereador mais votado em Pato Branco e atuou à frente da subchefia da Casa Civil do Governo do Estado do Paraná, cargo que ocupou até março de 2014.
É professor universitário, empresário na área de comércio exterior e consultor internacional de empresas, consultor internacional do Sebrae/PR, e já esteve em mais de 38 países realizando negócios internacionais.

É pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos e tem MBA em Gestão de Negócios pela FAE Business School. Atualmente faz doutorado em Gestão de Negócios pela Universidad Nacional de Misiones, na Argentina.

· Ronaldo Cavalheri

Engenheiro Civil, formado pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em Gestão de Negócios pela FAE Business School. Diretor Geral do Centro Europeu, Escola pioneira em Economia Criativa no Brasil. Ele também atua como Coaching de Negócios Criativos. Co-criador e mentor da UniStart – Universidade das Startups -, Vice-Presidente de Startups do Instituto Smart City Business America e Co-Manager do GBG CWB.

· Thiago Y. Matsumoto

Engenheiro eletricista, graduado pela FEI-SP com MBA de Gestão Empresarial pela FGV. Investidor anjo e mentor, atuando com startups em eventos nacionais e internacionais. Co-Founder da Lunctus Angel Startup Investing, sócio fundador da Celebreak Sistemas de Energia, Diretor de Inovação e Empreendedorismo do ITESCS, entidade com a missão de ser um HUB tecnológico na região do ABC.

· Alessandra Klein

Designer Gráfico, formada pela Universidade Positivo, e Mestre em Gestão Ambiental. Trabalhou durante anos na Universidade Positivo nas áreas de TI e Marketing com Produção Gráfica e Design Digital. Sócia-Proprietária da Empresa Ciclo2 Tecnologia, que atua na área de Desenvolvimento de Sistemas Web, projetos com foco em sustentabilidade.

· Luciano de Santana Calchi

Bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Sócio Diretor da empresa SOFTClass, atuante no mercado de vendas e gestão de pessoas há mais de 20 anos, com enfoque em tecnologia em São Paulo e na região do ABC. Investidor anjo em várias startups, também participa do Conselho do Polo de Incubadora e Aceleração de Startups da Universidade Metodista de São Paulo.

· Dener Rocha

Sócio fundador da empresa SOFTClass, arquiteto e desenvolvedor de software, atuando há mais de 25 anos em múltiplas plataformas. Especialista no desenvolvimento de sistemas de gestão.

Atuante no mercado de tecnologia da região do ABC e São Paulo. Investidor anjo em várias startups, participa do Conselho do Pólo de Incubadora e Aceleração de Startups da Universidade Metodista de São Paulo.

· Cláudia Gama

Formada em Administração, com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Unifran. Leader as a Coach, Executive Coach, Life Coach e Personal Professional Coach pelo Behavioral Coaching Institute (BCI). Practitioner em Programação Neurolinguística pela American Board of Neuro Linguistic Programming (NLP).

MBA - Master em Liderança e Gestão de Pessoas pela FGV. É membro da Sociedade Brasileira de Coaching, credenciada ao International Coaching Council (ICC) e, é professora de pós-graduação em Liderança e Facilitação de Equipes no Instituto Europeo di Design (IED) e no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).

Possui larga experiência em assessoria de Gestão Administrativa e Gestão de Pessoas no Brasil e exterior, com conhecimento e domínio de técnicas avançadas no desenvolvimento de Liderança de Si Mesmo e Aumento de Performance Humana.

DA COMISSÃO JULGADORA

Benicio José Filho
Thiago Y. Matsumoto
Ronaldo Cavalheri
Marcos Batista





Está notícia foi publicada no PARANACIDADE https://www.paranacidade.org.br

Endereço desta notícia:
https://www.paranacidade.org.br/modules/noticias/article.php?storyid=2089