Estagiários da PUC mostram o potencial humano da SEDU em TCC 05/07/2013 - 16:40

Em uma atividade inédita no Governo do Estado, estagiários do 5º ano do Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) apresentaram na manhã desta sexta-feira, 05, ao diretor-geral da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU), João Carlos Ortega, e a um grupo de gestores públicos o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido dentro da própria Pasta. O tema escolhido foi a “Análise e Descrição de Cargos por Competência: uma proposta para adaptação e desenvolvimento dos servidores e suas funções na SEDU”. O TCC mostrou o potencial humano da Pasta.

Para os acadêmicos, “o material colhido é matéria-prima a ser aplicada na Gestão de Pessoas, com todo potencial para contribuir na valorização de pessoas, o bem mais precioso de qualquer organização”.

Ao encerrar a apresentação dos estudantes, Ortega agradeceu a escolha dos estagiários, os parabenizou e destacou que o trabalho inédito no Estado, iniciado no Grupo de Recursos Humanos Setorial (GRHS), resultou neste diagnóstico organizacional. “Os acadêmicos mostraram o real potencial de cada setor e dos respectivos servidores públicos, o que permitirá até correção de rumo, se e onde for necessário”, enfatizou.

A responsável pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Qualificação (CRIQ), a psicóloga Larizza Gaglionone, que também acolheu e dirigiu o estágio dos estudantes da PUC na SEDU, lembrou que esta análise do trabalho apresentado é mutante e, “por esta razão, deve ser realizado de tempos em tempos para melhor avaliação do resultado dos serviços efetuados pelos servidores públicos em favor da população”.

O TCC registrou 61 análises e descrição de funções e competências em 12 setores da SEDU; um glossário de termos utilizados; um dicionário de competências e a avaliação final de que o documento deve ser atualizado de tempos em tempos para validar o quadro real da Pasta.

O Trabalho de Conclusão de Curso foi iniciado ainda na gestão do secretário Cezar Silvestre e concluído, agora, com o secretário Ratinho Junior à frente da SEDU. O trabalho foi realizado pelos estudantes Danilo Groch, Amanda Zanoto Dias; Calline Baldo Zancanaro e Jéssica Caroline Leandro de Almeida, sob a supervisão acadêmica da PUC/PR, professora Ilma Lopes Soares de Meirelles Siqueira.

Os acadêmicos levaram em consideração a definição de competência descrita por Carbone: “uma combinação sinérgica de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional dentro de um determinado contexto organizacional, que agregam valor a pessoas e organizações”.

GALERIA DE IMAGENS