Sanepar recebe medalha que celebra parceria com Paranacidade e Microrregiões 11/07/2025 - 11:43

A Sanepar recebeu nesta quinta-feira, 10, uma medalha de reconhecimento pela parceria em conjunto com o Paranacidade, vinculado à Secretaria de Estado das Cidades (SECID) e Microrregiões do Paraná, pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento. A homenagem foi dirigida durante o Congresso Nacional da ASSEMAE, o mais importante evento do setor de Saneamento Básico no Brasil, realizado no fim de junho.

“A Sanepar é uma empresa que entrega à população água de qualidade, saúde e bem-estar”, enfatizou o diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley.

O Congresso teve como objetivo promover a discussão sobre Políticas Públicas de Saneamento Básico e facilitar a troca de conhecimentos técnicos entre os Municípios. Aproximadamente três mil participantes, entre gestores públicos, técnicos, empreendedores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área, estiveram na 53º Edição do Evento, em Caldas Novas, Goiás, com a presença também de representantes do Paranacidade.

Paralelamente ao Congresso, ocorreu a Feira de Saneamento, com mais de 50 estandes apresentando Inovações Tecnológicas, cases de gestão e experiências práticas em saneamento. A Sanepar esteve presente de forma institucional, com estande sobre as Microrregiões de Água e Esgotamento Sanitário do Estado do Paraná (MRAE's), reunindo materiais, publicações e atendimento técnico sobre o modelo paranaense de regionalização, modelo para todo o setor.

“A Sanepar tem reconhecimento nacional, sendo referência no processo de universalização da água, nas parcerias público-privado, cumprindo as metas previstas para o Marco Legal do Saneamento”, explicou a secretária-geral das Microrregiões do Paraná, advogada Márcia de Amorim.

PARCERIA E UNIVERSALIZAÇÃO – O Marco Legal do Saneamento estabelece que 99% da população tenha acesso a água potável, e 90% com coleta e tratamento de esgoto, até 2033. No Paraná, a Sanepar já alcançou 82% na cobertura de esgoto, sendo que 100% do esgoto coletado é tratado. Com o incentivo do Governo do Estado, a Companhia trabalha para que a universalização dos serviços seja antecipada no Paraná. A Companhia também vem garantindo 100% de acesso à água tratada no Estado.

Participaram da entrega, o diretor Comercial da Sanepar, Bhil Zanetti, o analista de Desenvolvimento Municipal do Paranacidade, Geraldo Luiz Farias e a superintendente executiva do Paranacidade, Camila Mileke Scucato.

“A Sanepar é reconhecida pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento, por seu trabalho de universalização da água, parcerias público-privadas, e por muitas outras ações”, destaca Camila. 

(C/ AEN)