• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

15/04/2014

“Sociedade unida ao Poder Público faz a diferença no destino dos cidadãos”, diz Ortega

O primeiro dia da 23ª Reunião Ordinária do ConCidades Paraná foi marcado pela posse dos Conselheiros da gestão 2014/2017 e pela entrega de certificados aos conselheiros da gestão 2010/2013. Os novos membros foram eleitos em agosto de 2013, na 5ª Conferência Estadual das Cidades, em Foz do Iguaçu, diante de 2.000 pessoas. Representando o governador Beto Richa, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU), João Carlos Ortega, lembrou da responsabilidade de quem faz parte do ConCidades. “A responsabilidade dos conselheiros, diante dos destinos dos cidadãos, é tão importante quanto a do Governo do Estado. Vocês fazem a diferença”, disse à plateia que lotava o Auditório do Hotel Master, no centro de Curitiba, nesta terça-feira, 15.

O representante do Ministério Público, Procurador da Justiça, Alberto Veloso, destacou a maior presença da sociedade organizada nas decisões públicas do País. “O Conselho do ConCidades já atingiu o seu processo de maturidade. E é este mandato que o coloca de forma mais efetiva em todas as importantes questões que afetam as cidades e a sua gente”, ressaltou. Da mesma maneira pensa o representante da COHAPAR, Jurandir Guatassara. Já o secretário Executivo do ConCidades Paraná, Mauro Rockenback, acrescenta que “o Paraná fez e faz um trabalho bonito, reconhecido até em Brasília, pelo ministério das Cidades, na 5ª Conferência Nacional das Cidades”.

No período da tarde o espaço foi usado para reuniões de Grupos de Trabalho, com os seguintes temas: Copa 2014; Capacitação e Qualificação de Conselheiros; Prevenção e Mediação de Conflitos Fundiários; Regionalização e Resolução 007/2010. As questões sobre Transporte e Mobilidade Urbana serão apresentadas nesta sexta-feira, 16, na leitura do relatório da Câmara Técnica de Trânsito. Da mesma forma serão apresentados os relatórios da Câmara Técnica de Planejamento e Gestão de Solo Urbano e Territorialidade; de Saneamento; de Habitação; e dos diversos Grupos de Trabalho.

O encerramento está marcado para as 13 horas.

Nesta 23ª reunião compuseram a mesa de abertura dos trabalhos, além de personalidades já citadas, os representantes da área Profissional, Acadêmica e de Pesquisa, Paulo Nobukini; do Poder Público Municipal, Osni Mendes; de Movimentos Sociais, Luiz de Mauro; setor dos trabalhadores, Marli Babinski; Poder Público Estadual, Rosa Maria Moura; e as ONGs, José Aparecido Leite.

Participam do ConCidades integrantes de Movimentos Sociais e Populares; Poder Público Federal, Estadual e Municipal; Área Empresarial; Área dos Trabalhadores; Área Profissional, Acadêmica e de Pesquisa e Organizações Não Governamentais (ONGs). Juntos, buscam soluções de forma integrada para ajudar a promover o desenvolvimento urbano regional do Paraná.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.