• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

25/09/2020

SEDU e vinculadas avançam na Adoção da Agenda 2030 da ONU

A Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) e vinculadas, Serviço Social Autônomo (Paranacidade), Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR), Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), Edificações Paraná (PRED) e o Conselho das Cidades do Paraná (ConCidades /PR), completam um ano, neste mês de setembro, de adesão à Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), que propôs os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A assinatura do compromisso, com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Paraná (CEDES), determinou o alinhamento dos projetos desenvolvidos pelas Instituições, principalmente, aos ODS 11, que trata das cidades sustentáveis, do ODS 16, sobre a transparência, a responsabilidade e a eficiência das Instituições, e do ODS 17, sobre a formação de parcerias.

Para o secretário da SEDU, João Carlos Ortega, “esse é um compromisso com o presente e o futuro, com a população atual e com as futuras gerações. O importante é elaborar e executar Políticas Públicas que promovam a melhoria da qualidade de vida, sem deixar ninguém para trás”. Já o superintendente executivo do Paranacidade, Álvaro Cabrini, lembrou que a Instituição “atua como vetor de propagação da Agenda 2030 e que os grandes beneficiados serão os Municípios que aderirem”.  Para o executivo, “é preciso manter constante a busca por soluções que nos levem a um mundo sustentável. Se todos começarem a fazer em casa, Bairro ou Município conseguiremos levar infraestrutura economicamente, ambientalmente e socialmente adequada para melhorar a vida das pessoas por um tempo muito maior”.

Uma das ações desenvolvidas pelo Paranacidade foi a de obter das Prefeituras a adesão às propostas. Após um ano, ao final do mês de agosto, 359 dos 399 Municípios paranaenses já haviam enviado os seus Termos de Compromisso com os ODSs.

O Paranacidade criou e desenvolveu ferramentas para auxiliar as Prefeituras na elaboração de Políticas Públicas e Projetos, como o Portal dos Municípios e o SEDU / Paranacidade Interativo. Criou Projetos como o Ilumina Paraná, para o financiamento da substituição da iluminação pública convencional por sistemas com maior eficiência – com o uso de luminárias a LED; o Projeto para a implantação de sistemas de geração de energia por sistemas fotovoltaicos em escolas e outros edifícios das administrações Municipais; a nova concepção do Projeto Meu Campinho, que promove o acesso à prática esportiva.

Mais, ainda, a oferta de tecnologias alternativas e sustentáveis de pavimentação e drenagem urbana para os projetos apresentados pelas Prefeituras; a defesa da adoção de projetos completos de urbanização, que garantem o melhor uso do espaço urbano, acessibilidade e a proteção ao meio ambiente (com o uso de sistemas que buscam maior eficiência energética e a coleta e correta destinação das águas da chuva), além da pavimentação e da implantação de jardins; a reurbanização de espaços urbanos, como Parques e  Praças e a abertura de financiamentos para a implantação de sistemas de coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos.

SOLUÇÕES RÁPIDAS - A adoção do trabalho on-line, a partir da necessidade de isolamento social ditada pela Pandemia do Coronavírus, feita em poucos dias, no Paranacidade, garantiu a continuidade de todos os Projetos em andamento, a análise e a aprovação de novos, com os seus processos de licitação e contratação de fornecedores; a realização de medições e dos processos de pagamentos. Os ganhos do trabalho à distância, com o uso das tecnologias disponíveis, alcançaram, ainda, a economia de recursos e insumos com maior produtividade do que nos procedimentos convencionais. De acordo com a diretoria do Paranacidade, os resultados obtidos indicam a adoção dos novos métodos de forma permanente, em sincronia com processos tradicionais.

O mês também é lembrado, no que se refere à Agenda 2030, em âmbito mundial. Em 2015, no dia 25 de setembro, todos os 193 Estados membros da ONU passaram a adotar a carta de intenções e o compromisso de desenvolver Políticas Públicas para alcançar as metas em benefício das pessoas, do Planeta, da paz e a formação de parcerias, nas três dimensões do desenvolvimento sustentável: a economia, a social e a ambiental.

Para mais detalhes sobre a Agenda 2030, os ODSs e a atuação da Sedu / Paranacidade, acesse o link: http://sustentabilidadeurbana.org.br/ods/ 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.