• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

23/04/2021

Desenvolvimento Sustentável tem exemplos no Paraná como o do Programa Zero Energia

A adoção de critérios que levam ao Desenvolvimento Sustentável foi reafirmada pelo secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), João Carlos Ortega, nesta quinta-feira, 22, dia em que acontece a Cúpula do Clima, nos Estados Unidos. Um bom exemplo desse compromisso é a implantação de Sistemas de Geração de Energia com Células Fotovoltaicas nas Escolas Municipais do Paraná. No Projeto Piloto, foram destinados R$ 46,5 milhões para levar a Tecnologia a 224 Escolas de Balsa Nova, Cascavel, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Maringá, Paranavaí e São José dos Pinhais. O primeiro contrato foi assinado neste mês com a Prefeitura de Foz do Iguaçu”, enfatizou Ortega.

Denominado de “Programa Zero Energia”, as ações serão executadas, nesta fase, com recursos do Programa de Eficiência Energética da Companhia Paranaense de Energia (Copel), com Contrapartidas Municipais via Operações de Crédito, firmadas com a Fomento Paraná, e a assistência técnica operacional do Serviço Social Autônomo Paranacidade, vinculado à SEDU.

“Uma das principais orientações do nosso trabalho é a de proporcionar a cidade inclusiva e justa para todos. Buscamos sempre os melhores Projetos, aqueles que transformam a vida das pessoas e, ao mesmo tempo, garantam que as conquistas sejam perenes e alcancem as futuras gerações. Nesse contexto, a atenção e os cuidados com o Meio Ambiente são fundamentais”, destacou.

3.172 AÇÕES - Desde janeiro de 2019, a SEDU autorizou a liberação de R$ 1,88 bilhão do Tesouro do Estado e de Operações de Crédito para viabilizar 3.172 ações: de pavimentação, urbanização, construção de praças, implantação de parques; construção ou reforma de unidades de saúde, creches e escolas ou de aquisição de equipamentos, máquinas, veículos e serviços. “Temos um compromisso de balizar nossas decisões pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), propostos pela ONU, dentro da Agenda 2030. O ODS 13 fala exatamente sobre o que é preciso ser feito, localmente, para evitar Mudanças Globais no Clima, enquanto o ODS 15 defende a Proteção, a Recuperação e o Uso Sustentável dos Ecossistemas Terrestres”, destacou.

Ortega explicou, ainda, que essa mensagem é levada às Prefeituras do Paraná. “Todas as vinculadas à SEDU, Paranacidade, COHAPAR, COMEC, ConCidades e a Paraná Edificações (PRED) trabalham sob a mesma orientação. Em relação aos 399 Municípios, já temos o compromisso de 359 dos prefeitos que orientam as suas Administrações Municipais pelo conteúdo da Agenda 2030. O esforço de aproximar os gestores públicos das boas práticas, visando a Sustentabilidade, é constante e já faz parte do nosso dia a dia”, assegurou Ortega.

--

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.