• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

24/07/2014

Agentes públicos da Região dos Campos Gerais fazem questão de conhecer SEDU/Paranacidade Interativo

Nesta quinta-feira, 24, coordenadores e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU) e do Serviço Social Autônomo (Paranacidade) apresentaram à equipe da Associação dos Municípios do Campos Gerais (AMCG), representada por seu presidente e prefeito de Carambeí, Osmar José Chinato, o SEDU/Paranacidade Interativo. A iniciativa de conhecerem o sistema partiu dos prefeitos da região, que procuraram a equipe SEDU/Paranacidade e se mostraram interessados em implantar o sistema em todos os 18 municípios dos Campos Gerais.

Chinato elogiou a apresentação do SEDU/Paranacidade Interativo e enfatizou a importância da preocupação dos gestores públicos em tentar regionalizar para que os municípios falem a mesma linguagem. “É fundamental também para priorizar o que a população pede e precisa. Servirá até mesmo como uma prestação de contas. Essa organização, além facilitar a gestão, também será útil para mensurar os respectivos gastos. Na última pavimentação executada em Carambeí tivemos que contratar uma empresa para levantar informações necessárias a obras. Teríamos economizado esse gasto se já tivéssemos o sistema, pois os dados já estariam ali”, afirmou o prefeito.

Também esteve na reunião o secretário de Planejamento do Município de Telêmaco Borba, Fernando Gabriel de Oliveira. Ele afirmou que o Sistema facilitará a integração entre os municípios. “Criar um local onde todos os bancos de dados ficam disponíveis facilita bastante a administração e ajuda a divulgar informações entre as regiões. O fato de ser na própria rede e não precisar de equipamentos específicos é outro ponto satisfatório. Temos técnicos capacitados e pretendemos utilizar o sistema assim que ele for disponibilizado. Seremos um dos primeiros municípios a implantar o SEDU/Paranacidade Interativo”, disse.

O presidente da AMCG disse ainda que pretendem passar as informações obtidas na reunião a todos os municípios da região para que comecem a enviar seus dados e utilizar o sistema ainda neste ano. Além do prefeito e do secretário, estavam também presentes, na reunião, o engenheiro civil, Lucas Araújo Hyckzy, do Departamento de Engenharia da AMCG, e Luiz Carlos Barbosa, do Setor de Infraestrutura de Jaguariaíva.

SEDU/Paranacidade Interativo – O Sistema ajuda na gestão e planejamento urbano municipal, para uniformizar a linguagem a todos os municípios. As necessidades poderão ser identificadas com clareza e agilidade, além de complementar dados locais de uma cidade e servir como base a outras. “O Paranacidade Interativo é uma plataforma web para gestão e planejamento urbano municipal que possibilita estabelecer critérios e priorizar os investimentos em cada local dos municípios”, explica a arquiteta e técnica de SEDU, Adriane Nunes Ferreira. O economista Jerônimo Meira, do Paranacidade, e Adriane são responsáveis pela Coordenação Técnica do Programa SEDU/Paranacidade Interativo.

“Nós fazemos uma leitura da cidade, depois ordenamos e orientamos para a melhor aplicação da verba. Mas é preciso fazer um refino e trabalhar junto com os gestores públicos municipais para que eles possam interagir, concordar ou não, com a classificação da malha viária urbana, das vias e arteriais principais, qual é a melhor conexão com os municípios, quais as vias principais, secundárias, coletoras e outras secundárias”, acrescentou Adriane.

A proposta inicial do SEDU/Paranacidade Interativo foca o Sistema Viário, uma vez que 70% a 80% de projetos são destinados à pavimentação. Na metodologia do sistema viário do SEDU/ParanacidadeInterativo foram estabelecidas classificações e definições das vias urbanas, a partir de conceitos do Código de Trânsito Brasileiro, a fim de auxiliar na utilização no sistema. De acordo com Jerônimo Meira, aos poucos, o SEDU/Paranacidade Interativo será apresentado a todos os 399 municípios do Paraná.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.