• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

12/08/2016

“Fazer a diferença é obrigação do gestor público”, afirma Ratinho Junior

Da data da criação do Serviço Social Autônomo (Paranacidade), de 03 de setembro de 1996 até os dias atuais, oito gestores públicos o administraram e fizeram da instituição, ligada à Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU), referência para o País e até para o exterior. O corpo de profissionais, composto por 127 técnicos e funcionários, dos quais 58 têm Pós-graduação, 11 têm Mestrado e dois com Doutorado em curso, nas respectivas áreas de escolha profissional. O que corresponde a 55 % do total. No início deste ano, com uma ferramenta moderna e inédita em serviço público o Paranacidade recebeu o Prêmio Mundo GeoConect#LatinAmerica 2016, pelo 1º lugar na categoria Gestão Pública Estadual e Federal. “São 20 anos de serviços prestados ao desenvolvimento dos municípios do Paraná, fazendo a diferença na qualidade de vida de todos os paranaenses. Pois, fazer a diferença é nossa obrigação de gestores públicos”, enfatiza o secretário da SEDU e superintendente do Paranacidade, Ratinho Junior.

Para marcar a data de duas décadas promovendo a transformação e o desenvolvimento urbano, econômico e social nas cidades do Paraná, uma agenda de comemorações foi montada. Dela constam exposições, vídeos e apresentações diversas que mostram o trabalho onde dezenas de profissionais colocaram as suas vidas, conhecimento e saber em favor da coletividade, muitas vezes, deixando filhos pequenos aos cuidados de outras pessoas, festinhas de aniversário ou algum evento familiar grave. Mesmo assim, não há reclamações de qualquer um deles. Nem os que trabalham na capital e nem dos que trabalham nas seis Regionais do Paranacidade: Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Francisco Beltrão.

Por meio do Governo do Estado, em parceria com os prefeitos e outras instituições, o resultado desta dedicação, possibilitou a realização de centenas e centenas de serviços, como a compra de ônibus, vans, veículos para as áreas de saúde, educação, segurança e administração, além de maquinários diversos; levantaram obras como Hospitais, Postos de Saúde, Escolas, Creches, Terminais Rodoviários, Centros de Atenção à Saúde da Família, Centros da Juventude, Centros de Referência da Assistência Social, Parques, Praças, Bibliotecas, Teatros, Quadras de Esportes diversos, sedes de Prefeituras, de Corpo de Bombeiros, de Câmaras Municipais, Capelas Mortuárias, Barracões Industriais, e, ainda, cobriram as ruas das cidades com milhares e milhares de quilômetros de asfalto, e com calçadas que garantem a vida das pessoas, em especial de crianças, deficientes físicos, idosos e mulheres grávidas, levando progresso, valorizando propriedades e embelezando as cidades entre muitos benefícios.

E para relembrar a história desses 20 anos, foram ouvidos e fotografados os oito gestores públicos da SEDU/Paranacidade:

1º) LUBOMIR ANTONIO FICINSKI
De 03.09.1996 a 15.04.2002


“Depois de vagar pelo mundo por 12 anos, como consultor do Banco Mundial, aprendi o quanto era difícil fazer projetos no nosso Paraná. Voltei e o governador Jaime Lerner me convidou para assumir a Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU). Havia um projeto para ser feito. Montamos uma máquina forte, estabelecemos formas de captação de recursos, como pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Fizemos um empréstimo de US$ 250 milhões, com contrapartida estadual, para dotar as cidades do Paraná de infraestrutura. Organizamos os Escritórios Regionais para acompanhar e fiscalizar as obras em execução. Os relatórios eram quinzenais. Um dos prazeres que tive nesta vida foi o de trabalhar com profissionais brilhantes. Todos tinham um computador à mesa e, enfim, criamos o PARANACIDADE. O grande prazer que tive foi quando o presidente do BID, Enrique Iglesias, veio para a exposição de término de trabalho no Palácio Iguaçu e disse: ‘já fomos a muitos atos de lançamento de projetos. Mas esta é a primeira vez em que somos convidados para o encerramento de um projeto’. No Paranacidade tínhamos um Conselho Deliberativo e um Conselho Consultivo Internacional que ajudava na correção de rumo. Foi um período profissional muito rico e muito feliz em minha vida.”

2º) ROBERTO DIMAS VASCONCELLOS DEL SANTORO
De 15.04.2002 a 07. 02.2003


“Para mim foi um enorme prazer e uma experiência gratificante trabalhar na SEDU e Paranacidade, com uma equipe de profissionais que vestiu a camisa e abraçou a causa em favor de todos os municípios do Paraná, sem distinção. Todos os profissionais que entraram no Paranacidade abandonaram carreiras de 20 a 30 anos em serviços públicos para abraçar a ideia. E eles trouxeram para o Paranacidade a bagagem de toda uma vida de boas experiências. O trabalho floresceu de maneira ética, compromissada e alegre. Deixamos um bom legado como o Fundo Estadual do Desenvolvimento Urbano (FDU) funcionando bem e obras sem extra-faturamentos, concluídas e que persistem até os dias atuais.”

3º) RENATO GUIMARÃES ADUR
De 07.02.2003 a 18.12.2006


“Posso afirmar que foi um trabalho profícuo que perdura até os dias de hoje. Implantamos o Plano de Desenvolvimento Estadual (PDE) com as mais brilhantes cabeças pensantes do nosso Estado. Trouxemos ao PARANACIDADE os melhores arquitetos e urbanistas que elaboraram as ações aos municípios do Paraná. Apenas 5% deles tinham Plano Diretor ou Plano de Uso de Solo. Com o trabalho desta equipe, chegamos a um total de quase 90% deles, que puderam eleger as suas prioridades, como Creches, Escolas, Postos de Saúde, Ginásio de Esportes, mobilidade urbana e tantas outras. Em parceria com a UFPR e com o SEBRAE criamos Cursos de Capacitação aos gestores públicos e fortalecemos uma grande parceria com os municípios do Paraná, sem olhar a cor partidária.”

4º) LUIZ FORTE NETO
De 18.12.2006 a 28.05.2010


“Nós demos ênfase, na SEDU e Paranacidade, a atividades muito importantes, como o Plano de Desenvolvimento Urbano (PDU) para todo o Paraná, com as diretrizes para a implantação dos Planos Diretores nos 399 municípios. Para isto, elaboramos e financiamos os PDM em obras prioritárias. Neste período foram cerca de 4.000 obras, sob um investimento de R$ 1,6 bilhão, com controle de licitações, fiscalização e asfalto, que somados todos os trechos, chegam a quatro mil quilômetros de vias urbanas, mais obras de infraestrutura para a juventude, Postos de Saúde, enfim, atendimento à população mais necessitada. Na Coordenação da Região Metropolitana (COMEC) também fizemos obras estruturantes relevantes como o viaduto na Avenida Rui Barbosa no cruzamento com a Avenida das Torres, o que garantiu maior mobilidade urbana para todos.”

5º) WILSON BLEY LIPSKI
De 28.05.2010 a 05.01.2011


“Iniciei minhas atividades profissionais assessorando municípios paranaenses de pequeno e médio porte. Pude conhecer a realidade dos municípios, suas ações, dificuldades e desafios que, a cada dia, se tornam maiores. Desde esta época pude reconhecer a importância do Paranacidade no apoio aos municípios e, em muitas vezes, a única fonte de recursos ao financiamento de obras, maquinários, pavimentação, ao planejamento e às políticas públicas. Passada esta fase, tive a honra e felicidade de poder dirigir e acompanhar ações junto ao Paranacidade. Nestes 12 anos eu tive o privilégio de compartilhar a vida com uma equipe de excelentes profissionais, dedicados e imbuídos do espírito público, e, ainda, de poder aprender com o trabalho dos demais superintendentes, como o legado deixado por Ficinski e Santoro; a visão estratégica e política do Adur; a competência e conhecimento profissional do Forte Netto; o planejamento estratégico de César; a serenidade de Ortega na mediação e condução dos assuntos da instituição; e a liderança política, as inovações administrativas e as novas ideias trazidas por Ratinho Júnior. Em todos, o mesmo sentimento: fazer com que o Paranacidade tenha papel decisivo nas ações que contribuam com o desenvolvimento do Paraná. A importância do Paranacidade poderia ser traduzida em números, de investimentos, de ações ou de maquinários aos municípios. Mas, o papel mais importante é o de contribuir ao desenvolvimento e na construção do Paraná que todos sonhamos e esperamos ter. Vida longa ao Paranacidade!”

6º) CEZAR AUGUSTO CAROLLO SILVESTRI
De 05.01.2011 a 19.02.2013



“Quero parabenizar a todos os funcionários, diretores e superintendentes que passaram pelo Paranacidade nestes 20 anos. Agradeço por ter tido o privilégio de, por dois anos, ter sido superintendente do órgão e ter trabalhado ao lado de pessoas incríveis e extremamente competentes. O Paranacidade possuiu um corpo técnico altamente qualificado e presta relevantes trabalhos aos municípios. Graças ao seu trabalho, as prefeituras podem executar projetos de infraestrutura urbana que melhoram a vida de todos os que moram nas cidades. É uma instituição que deu certo e, de forma inteligente, financia os projetos e ações desenvolvidos pelos municípios, servindo de exemplo para diversos Estados e até outros países.”

08º) JOÃO CARLOS ORTEGA
De 08.04.2014 a 04.02.2015


“Estar à frente da SEDU e do Paranacidade foi uma experiência importante e muito gratificante. Trabalhar com profissionais especializados, de alto nível, e ainda poder levar benefícios diversos a todas as Regiões do Paraná, com obras e ações que têm início, meio e fim, e que transformam a vida das pessoas e desenvolvem as cidades é, sem dúvida, um trabalho ímpar. Além disso, vivenciar esta proximidade com os prefeitos, poder ouvi-los, entende-los, levar as demandas da população aos técnicos, ao Governo do Estado e, depois, ver as obras acontecendo são experiências que marcaram e marcam a minha vida para sempre.”

07º e 09º) CARLOS ROBERTO MASSA JUNIOR – RATINHO JUNIOR
Em dois períodos:
De 19.02.2013 a 08.04.2014
E de 04.02.2015 até os dias atuais


“É uma enorme honra ser o timoneiro da SEDU e do Paranacidade com este time de experts, de todas as idades e de diferentes origens que sempre somaram em favor da população. Aprendi muito aqui, principalmente, que é possível gerenciar recursos públicos com seriedade e respeito às pessoas que depositam toda a confiança em nós. E para proteger a vida do Paranacidade, junto com diretores, secretários de Estado e representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), já no início, propusemos a Lei de Blindagem ao Fundo do Desenvolvimento Urbano (FDU) aprovada em todas as instâncias. O que prova a modernização das gestões públicas para fortalecer a infraestrutura e o próprio sistema à execução de obras e serviços em todo o Paraná. Conseguimos, junto ao Conselho de Administração do Paranacidade, a aprovação e recomendação da renovação de contrato de gestão sob os muitos elogios dos conselheiros, que ressaltaram a qualidade das obras. Ajudamos a implantar e a fortalecer a nova cultura de gestão pública, com ferramentas inéditas e modernas no serviço público, como o SEDU/Paranacidade Interativo, já premiado em âmbito Latino Americano; a criar programas simples, mas de grande alcance social como Calçadas do Paraná e Meu Campinho que dá oportunidade de transformação à vida de crianças e adolescentes; a estabelecer prioridades para mobilidade urbana e outras ações, de acordo com o Estatuto da Metrópole, com vistas à melhoria da qualidade de vida de todos. Batalhamos pela sustentabilidade, segurança e pelas cidades inteligentes, para ter a nossa gente preparada e pronta a enfrentar e vencer obstáculos. Pois, fazer a diferença é nossa obrigação de gestores públicos.”



Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.