• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

22/09/2016

COMEC promove workshop para discutir mobilidade e transporte metropolitano

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba - COMEC -, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU), promoveu nesta quarta-feira, 21, o I Workshop de Transporte Metropolitano – visão contemporânea. “Fizemos uma discussão sobre a mobilidade na Região Metropolitana de Curitiba, a viabilidade de um novo sistema de transporte, a modelagem de gestão e as alternativas de implantação”, diz Omar Akel, diretor-presidente da COMEC. Já, o secretário em exercício da SEDU, João Carlos Ortega, destacou a iniciativa do workshop. "É preciso ter a visão de mobilidade regional e analisar ideias para criar a nova arquitetura do sistema de transporte metropolitano", defendeu.

O evento foi realizado na Secretaria do Planejamento e contou com a participação de agentes públicos e privados que atuam com a mobilidade na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), principalmente, com infraestrutura e transporte coletivo de passageiros.

“Precisamos buscar soluções para as diferentes áreas. Esta foi uma ótima oportunidade para discutir a união de esforços para pensar o transporte metropolitano”, disse o secretário do Planejamento, Cyllêneo Pessoa Pereira.

TRONCAIS
- Durante o evento, se analisou a visão do planejamento da mobilidade que segue três eixos: a infraestrutura em malha viária, a mobilidade (transporte) e o ordenamento territorial. “Precisamos formular mecanismos que efetivem um plano sustentável, que evite descontinuidades e ameaças a integração regional”, observou Akel ao explicar que, na área do transporte coletivo, a COMEC iniciou estudos para a gestão consorciada que permite o gerenciamento integrado permanente.

Os participantes discutiram sobre o modelo do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), o qua deverá ser elaborado e antecederá a proposta da Parceria Público Privada (PPP) para implantação e operação do transporte metropolitano.

Também foi abordado os troncais de transporte de maior capacidade, com tecnologia de ponta, que possam modernizar o sistema disponível na região metropolitana, por meio de uma articulação intermodal. Entre as alternativas estudadas estão os corredores de Veículos Leve sobre Pneus (VLP) ou Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), nas principais linhas de interesse dos usuários do transporte coletivo metropolitano.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.