• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

04/09/2019

Vinculadas à SEDU firmam Termo de Compromisso com os ODS, da Agenda 2030 da ONU

“Não podemos deixar ninguém para trás”, enfatizou o secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), João Carlos Ortega, em sua fala, diante dos dirigentes das parceiras vinculadas que assinaram na manhã desta segunda-feira, 02, o Termo de Compromisso entre a SEDU e o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social  (CEDES), para a implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS.

O evento “Reunião de Internacionalização da Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” contou com a presença dos diretores das vinculadas da SEDU: o superintendente executivo do Serviço Social Autônomo (Paranacidade), Alvaro Cabrini; da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), Gilson dos Santos; da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Jorge Lange; e da Parana Edificações (PRED), Lucas Pigatto. Os Termos de Compromisso assinados por eles foram também firmados pela vice-presidência do CEDES, Keli Guimarães.

RESPEITO - “Nossa missão é a de ajudar na construção de Cidades Sustentáveis, respeitando o tripé do equilíbrio social, ambiental e econômico. E com a parceria e ajuda de todos, vamos fazer um Paraná melhor e inclusivo”, defendeu Ortega, lembrando que essas são orientações do próprio governador Carlos Massa Ratinho Junior. O secretário destacou que o governador prega uma administração inovadora, com geração de renda, obras sustentáveis e projetos estruturantes que resultem na melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas, nos 399 Municípios do Paraná.   

A Agenda 2030 e os detalhes de cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com destaque para as propostas da SEDU, foram apresentados pelo analista de Desenvolvimento Municipal e articulador das ODS no Paranacidade, Geraldo Farias.

Geraldo Farias iniciou a sua fala com uma provocação. “Quando você acordar, abra a sua janela e veja se este é o mundo que você quer”, em seguida falou sobre os 17 ODS. Os agentes públicos das vinculadas também se pronunciaram. Para Cabrini, a Agenda 2030 pede ousadia, mais ver e agir. “Ousar fazer o que tem de ser feito. Ontem mesmo, conseguimos a adesão de mais um Município às ODS,  que deverá assinar nos próximos dias”, adiantou.

O diretor-presidente da COMEC, Gilson dos Santos, afirmou já ter a maioria das ações de acordo com os Objetivos dos ODS. “E, a cada dia, mais colocaremos as ODS em nossa agenda diária. Ao fim de cada jornada de trabalho, nos perguntamos: o que nós entregamos hoje à população?”

Para o  diretor-presidente da COHAPAR, Jorge Lange, há duas palavras-chave para o bom exercício dos ODS. “Atitude e comprometimento nos levam à realização”, enfatizou. Enquanto o diretor geral da Paraná Edificações, Lucas Pigatto, disse que traçou cinco objetivos para a PRED. “Muitos desses Objetivos das ODS já incorporam o Memorial dos Aluguéis que são de responsabilidade da PRED”, disse.

O secretário executivo do ConCidades, Orlando Bonette, destacou a efetiva participação dos Conselhos. “Nós ouvimos a sociedade civil organizada e dessa forma, as ações do ConCidades podem ajudar na elaboração de políticas públicas, como pregam os ODS”, destacou.

A vice-presidente do CEDES, Keli Guimarães, também realçou o trabalho das ODS e as parcerias de todos. O encontro se encerrou com os agradecimentos do secretário João Carlos Ortega, citando outras “importantes parcerias presentes, como a do diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), coronel  Cesar Vinicius Kogut, e da Fomento Paraná, Diretor de Operações dos Setores Público e Privado, Wellington Dalmaz”, entre outras.      

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.