• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

19/06/2018

O Paraná está no caminho do desenvolvimento sustentável, diz Silvio Barros

A onda da sustentabilidade vem aí. Quem não surfar nela, corre o risco de afundar. A afirmação é do secretário do Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros, durante a terceira edição do Paraná Investment Meeting, nesta terça-feira (19), em Curitiba. O encontro contou com a presença da governadora Cida Borghetti e reuniu representantes do governo estadual, empresários e investidores.

O secretário destacou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que constam na Agenda 2030 elaborada em 2015, durante a Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável e adotada por 193 países que fazem parte da ONU. Os ODS são considerados universais, interligados e mesclam as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a economia, a social e a ambiental. “São conceitos que resultaram de anos de discussão que devem ser disseminados e, por orientação da governadora Cida Borghetti, devem ser aplicados em todas as ações do governo”.

Ele citou como exemplo os carros elétricos que estão sendo produzidos pelas montadoras instaladas no Paraná e que receberam incentivos do governo.

“Para que as cidades continuem se desenvolvendo é preciso que cada um faça sua parte - tanto o poder público quanto o setor privado”, afirmou.

O secretário adiantou que, partir do mês que vem, todas as placas de obras do governo do Estado terão o ícone do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável relacionado àquela obra especificamente.

Encontro - De acordo com o secretário, o importante do encontro é que os representantes da empresas que já estão instaladas no Paraná dêem o seu testemunho para servir de estímulo para quem está interessado em investir aqui. “É um boa oportunidade para mostrar um pouco do que o Estado tem para oferecer, no sentido de promover a competitividade das empresas que querem vir para o Brasil, especialmente ao Paraná".

Um painel, mediado pelo diretor-presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, Adalberto Netto, teve a participação das diretoras de Assuntos Governamentais e Corporativos da Caterpillar, Andrea Park e da Mondelez, Grazielle Parenti, do diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Renault, Marcus Vinicius Aguiar e do diretor Jurídico e de Relações Governamentais da DAF Caminhões, Ulisses Chaves.

Silvio Barros destacou também, as medidas de responsabilidade fiscal e do momento de estabilidade econômica do Paraná que criou um cenário favorável para atrair investidores ao Estado. Ele citou o projeto de construir uma ferrovia para ser o maior corredor de exportação de alimentos do continente. “O Paraná é, de fato, um lugar especial, um ambiente adequado, amigável, favorável para a implantação de novos investimentos.”

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.