• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

20/11/2018

Silvio Barros participa, no Instituto Isae, de debate sobre cidades inteligentes e sustentáveis

Cidade e Futuro: um panorama de oportunidades Este foi o tema da palestra proferida pelo secretário estadual do Desenvolvimento Urbano Silvio Barros, na terça-feira (20), em Curitiba, no Isae/FGV – Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul.

“Temos que planejar cidades inteligentes buscando soluções inovadoras. Não adianta continuarmos utilizando os mesmos índices 50 anos atrás. Temos que olhar para frente. Estamos preparados para a economia circular? Estamos preparados para as mudanças climáticas? E o novo formato das relações de trabalho com a possibilidade de trabalho remoto?”, questionou o secretário.

Silvio Barros lembrou que Curitiba se tornou o primeiro Hub Local do mundo. O projeto é realizado em conjunto pela Prefeitura de Curitiba, Copel, Governo do Paraná e Programa Cidades do Pacto Global. “Isso só será eficaz se houver um planejamento estruturado a longo prazo que resista a transição dos governos”, afirmou. O Hub Local 2030 é uma rede que reúne o “Sistema ONU”, governos locais, empresas, sociedade civil e instituições de ensino para desenvolver e implementar de forma colaborativa soluções para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Segundo o protocolo, para o Hub Local acontecer será imprescindível o comprometimento formal multissetorial de parceiros estratégicos do Estado do Paraná. O documento também menciona que o Hub Local 2030 possibilitará ao Estado, além de apoio técnico e acreditação internacional, a obtenção de recursos específicos articulados pelo Sistema ONU e seus parceiros globais para projetos alinhados aos ODS, suas metas e seus indicadores.

Norman Arruda Filho, presidente do Isae, afirmou que o Paraná está dando uma lição ao mundo no quesito desenvolvimento de Cidades Inteligentes.  “A união da sociedade civil com o governo para a construção de smart cities só será possível com o trabalho conjunto com a academia. Nós temos o papel primordial de propiciar o debate, realizar pesquisas e formar líderes conscientes e protagonistas para o desenvolvimento urbano sustentável e das cidades do futuro. Por isso, encontros como esse, com gestores e comunidade, são tão valiosos”, concluiu.

 


 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.