• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

18/03/2019

Estudantes pedem solução para problemas da Faculdade de Cinema

Os alunos de Bacharelado em Cinema e Áudio Visual da Faculdade de Artes do Paraná (FAP) encaminharam ao Governo do Paraná pedido de providências para que a unidade possa retomar as aulas, depois da interdição das instalações da unidade, localizada no município de Pinhais, em anexo ao Parque da Ciência Newton Freire Maia. Um documento produzido pelo Centro Acadêmico CaZé relata problemas nas edificações que abrigam a faculdade e pede uma sede temporária para o reinício das atividades, além de reforma das instalações atuais ou uma nova destinação para o curso. “Registramos essas dificuldades desde o ano de 2010 e com mais intensidade a partir de 2017. Agora, esperamos um olhar diferente do governador Carlos Massa Ratinho Junior para acabar com esses problemas que se tornaram crônicos”, diz o coordenador do Curso, Tiago Mendes Alvarez.

Os estudantes explicam que o calendário acadêmico está suspenso desde o fim do último mês de fevereiro devido às más condições de uso e insalubridade do local. A lista das reclamações inclui alagamentos, goteiras, falta de saneamento, riscos de desabamento e falta de segurança para os alunos. A Carta Aberta produzida pelos alunos foi entregue nesta segunda-feira, 18, por Tiago Alvarez, ao assessor de Relações Instituições do Serviço Social Autônomo (Paranacidade), Lineu Tomass.

MÚLTIPLOS RISCOS - A estrutura, ainda de acordo com os acadêmicos, apresenta danos ou ausência de forros e calhas que expõem o local e seus frequentadores e equipamentos a riscos diversos. O grande número de pombos e de seus dejetos, a aparição de ratos e o a ocorrência de paredes úmidas e mofadas estão entre os fatores que causam danos à saúde. “Não há como permanecer mais do que 15 minutos nesses ambientes”, disse Tiago. Igualmente em risco de deterioração estão os materiais e equipamentos indispensáveis ao ensino do cinema, como câmeras, luzes, baterias, gravadores e microfones.

ESTRUTURA – A Faculdade possui oito salas de aula, estúdios de fotografia, áudio, efeitos sonoros, maquetaria e de edição, além de um galpão para as filmagens e auditório para 250 pessoas. O corpo docente é composto por especialistas, mestres e doutores. A maioria de alunos e mestres têm trabalhos premiados, no País e no Exterior.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.