• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

28/03/2019

CAU-PR e IAB-PR propõem Termo de Cooperação para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos em obras públicas

Diretores do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR), do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PR) e de Escritórios de Arquitetura estiveram reunidos com técnicos do Serviço Social Autônomo (Paranacidade), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU), para propor um Termo de Cooperação com o Governo do Estado. O objetivo é  gerar aproximação entre prefeituras e profissionais do setor e a criação de concursos no âmbito estadual para escolher projetos arquitetônicos de qualidade que atendam aos requisitos das obras públicas. O encontro serviu para iniciar as negociações sobre os itens do acordo, sendo que o CAU-PR ficou responsável pela elaboração de uma versão inicial do documento.

Durante a reunião, foram debatidas questões sobre as dificuldades das Prefeituras, principalmente dos municípios menores, em adquirir ou elaborar projetos arquitetônicos e executivos com qualidade. Outra carência apontada diz respeito aos profissionais, principalmente arquitetos e urbanistas, em início de carreira, que enfrentam dificuldades para participar de licitações. O Termo de Cooperação poderá estabelecer as condições para atender ambas as questões, defenderam os executivos do CAU-PR e IAB-PR.

De acordo com a diretora de Operações do Paranacidade, Camila Mileke Scucato, está em estudos, no Governo do Estado, a criação de um Banco de Projetos Arquitetônicos e Executivos para serem ofertados aos municípios que realizarem obras a partir de recursos liberados via SEDU/Paranacidade. O Governo já possui Bancos de Mapas e Informações necessários à elaboração de projetos arquitetônicos. “São exemplos de iniciativas que poderão compor o Termo de Cooperação”, destacou o superintendente executivo do Paranacidade, Alvaro Cabrini.   

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.