• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

12/04/2019

Em apenas 100 dias, SEDU / Paranacidade realizam um total de 188 km de pavimentação de ruas

"Os 100 primeiros dias deram a oportunidade de mostrar o ritmo que vamos impor nesta administração pública. Meu governo tem um tripé: gestão eficiente, planejamento, em especial na infraestrutura, e visão social forte. Queremos que as pessoas mais humildes tenham uma vida melhor”, enfatizou o governador Carlos Massa Ratinho Junior, em entrevista coletiva em Londrina, durante interiorização do Governo do Paraná. Dentro desta filosofia, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e o Serviço Social Autônomo (SEDU / Paranacidade), sob a liderança de João Carlos Ortega, só de vias com pavimentação asfáltica nova, com pedras irregulares, lajotas, recape, urbanização e estradas vicinais há um total de 188 km de obras em municípios do Paraná.

Pela SEDU / Paranacidade já foram realizadas 556 ações, distribuídas em todas as Regiões do Paraná, com investimentos de um total de R$ 277.611.574,71 para obras e serviços diversos. Dessas atividades, 34 ações tiveram suas licitações autorizadas, 34 contaram com aprovação técnica, 02 foram homologadas, 20 já estão contratadas, 18 cronogramadas, 112 estão em obras e 336 concluídas. “Só de vias com pavimento asfáltico novo, com pedras irregulares, lajotas, recape, urbanização e estradas vicinais são um total de 188 km de obras em municípios do Paraná”, reforça Ortega. 


O secretário do Desenvolvimento Urbano destacou que o Estado observa as necessidades de cada município. “Os recursos autorizados são para a compra de veículos, caminhões e maquinário pesado, além de obras que impactam diretamente na vida das pessoas, como a pavimentação de ruas e construção de espaços de lazer”, disse.

Os números também mostram que há um total de 06 Barracões Industriais; 14 Meus Campinhos; 09 Praças; 02 Ginásios de Esportes, reformados; 01 Parque; 03 Quadras de Esportes, das quais duas são novas; 04 Terminais de Transportes, desses dois reformados; três Creches e 07 Escolas Municipais, reformadas;  dois Teatros Municipais, reformados; e outras 58 edificações, que somam 556  ações. Mais ainda, foram adquiridos um total de 406 veículos e equipamentos aos diversos municípios do Paraná.

“No entanto, atrás dos números há ações que beneficiam pessoas em todo o Paraná”, destaca o secretário João Carlos Ortega. Nos últimos dias, o próprio governador Ratinho Junior chamou a atenção da necessidade real de transformações e de melhorias na qualidade de vida das pessoas e dos serviços públicos. Ele promoveu uma palestra sobre “Inovação e Competitividade”, com lições de democracia, proferida pelo fundador da XP Investimentos e da StartSe, o gaúcho Maurício Benvenutti, que ele conheceu no Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos. Ele enfatizou princípios já pregados e usados nesta administração, como o de que “não se faz nada para as pessoas, se faz com as pessoas”.

Assim, por exemplo, em Piraquara, obras de infraestrutura autorizadas, há poucos dias, pelo governador vão garantir maior conforto à população. Elas incluem a pavimentação asfáltica da Rua Tereza Priscin, no Guarituba, e da Rua Engenheiro José Higino da Costa, que liga a Vila Vicente Macedo à Vila Militar. Ao todo, serão investidos R$ 3,27 milhões, por meio do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), linha de crédito operada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e a Fomento Paraná.

Mas, os sonhos de um Paraná maior e melhor alçam voos reais. Ainda, também, nos últimos dias, técnicos da SEDU/Paranacidade buscaram aprimorar e agilizar os serviços de obras nos municípios. Para isso, dentro de algum tempo será possível o uso de “Drones” em ações de fiscalização e medições de obras, logística e arquitetura, quando o investimento tem origem em Programas da SEDU/Paranacidade.  Para isso, seus técnicos já estão sendo capacitados em cursos de pilotagem de “Drones”. Para o assistente técnico do Paranacidade, Fabiano dos Santos, “o equipamento é muito fácil de ser manuseado, poupa tempo e recursos aos serviços públicos. É uma enorme benefício à população”.

Ainda, há poucas semanas, na Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense, em Maringá, pela SEDU/Paranacidade, nove municípios: Alto Paraná, Borrazópolis, Douradina, Ivatuba, Mandaguari, Marialva, Novo Itacolomi, São Pedro do Ivaí e Rancho Alegre D’Oeste foram beneficiados com recursos para a construção de pavimentação asfáltica, pista de caminhadas e aquisição de equipamentos e veículos. E no mesmo dia, Carambeí também recebeu aporte financeiro para a construção de uma nova sede à Prefeitura. No local, estarão reunidas todas as Secretarias daquele Município para facilitar o acesso dos serviços públicos às pessoas.

Para estimular a aplicação de novas tecnologias no atual Governo do Paraná, alguns técnicos foram conhecer na Região Metropolitana de Curitiba o uso de obras com concreto poroso para evitar enchentes nas cidades. E de acordo com a engenheira responsável pela apresentação da obra com o uso desse concreto poroso, Cristina Espínola, “o projeto foi iniciado na Usina Municipal de Asfalto de Pinhais, implantada com recursos financeiros oriundos da SEDU/Paranacidade”, explicou.

VANTAGENS – A engenheira enumera as vantagens desse concreto poroso nas obras de pavimentação pública. “Durabilidade maior, manutenção quase zero e rapidez na execução das obras. Além disso, as pessoas beneficiadas com essas obras começam a cuidar melhor de seus imóveis diante da valorização do local. Com tudo isso, a cidade fica mais bonita e há uma mudança de cultura”, afirma.

Essa determinação do governador Ratinho Junior em transformar o Paraná em um Estado inovador e sustentável tem o total apoio do secretário João Carlos Ortega. Assim, ele se reuniu, em uma Ação de Governo, com representantes da Copel, Sanepar e Fundação Araucária para juntos analisarem e buscarem formas para viabilizar o Plano de Estudos de um Projeto Experimental de Eletromobilidade para ser implantado nos municípios do Paraná. A solução terá como base programas já em operação em Portugal e na Alemanha. “Os primeiros passos já se consolidaram”, afirma Ortega. 

Todos os investimentos se deram pelo Sistema de Auxílio aos Municípios (SFM); pelo Programa de Transferência Voluntária da SEDU, cujos recursos são a fundo perdido; pelo PROMAP; BRDE Municípios; ProTransporte / FGTS Fomento Paraná e PMAT Automático / Fomento Paraná, entre outros. “São investimentos que levam melhorias aos paranaenses, transformam as cidades e a vida das pessoas, garantindo um Estado melhor desenvolvido em todas as suas Regiões”, afirma João Carlos Ortega.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.