• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

10/12/2020

Semana SAM tem mostra de transformações e inovações nos Municípios pelo Governo do Paraná

A diretora de Operações do Serviço Social Autônomo (Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas - SEDU), Camila Mileke Scucato, participou, no início da noite desta quarta-feira, 9, do primeiro painel da Semana SAM, evento que neste ano é realizado em formato digital e discute a “Inovação Inclusiva e Sustentável”. A executiva apresentou os programas do Governo do Paraná para estimular a transformação dos municípios em espaços urbanos sustentáveis, resilientes, inclusivos e igualitários, realizados pela SEDU com operação do Paranacidade.

“São ações que promovem a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento tecnológico, com metodologias, produtos e serviços voltados para o aprimoramento do espaço urbano e regional”, destacou Camila.

A diretora mostrou características que se impõem como desafios ao desenvolvimento Municipal, como a continuidade da transferência das populações rurais para os centros urbanos; a superconcentração demográfica nas principais cidades; as disparidades entre Regiões em relação ao desenvolvimento; as dificuldades de Municípios em gerar recursos próprios – o que os torna dependentes de transferências de recursos externos –;  e a necessidade de requalificação dos técnicos Municipais.

AMBIENTES SUSTENTÁVEIS - Em seguida, Camila falou sobre os instrumentos e a participação da Sedu/Paranacidade para tornar as cidades em ambientes sustentáveis. Entre as opções oferecidas aos gestores Municipais estão o apoio técnico pró elaboração do Plano Diretor Municipal, exigido por Lei; os Planos de Desenvolvimento Regional e o fortalecimento de quatro Regiões Metropolitanas, de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.

Camila discorreu também a respeito das ferramentas criadas e disponibilizadas pelo Paranacidade aos Municípios para auxiliar na tomada de decisões e na formatação de políticas públicas, como o Sedu/Paranacidade Interativo – com informações georreferenciadas da estrutura urbana e ambientais dos 399 Municípios do Estado –; o Portal dos Municípios (interface com as Prefeituras para a apresentação e o acompanhamento técnico de projetos de desenvolvimento urbano).

O leque de opções aos Municípios completou a apresentação. Foram mostradas as modalidades de financiamentos às Prefeituras e os tipos de projetos que podem receber os recursos. Entre as opções estão obras de melhorias no sistema viário (pavimentação, recapeamento, estradas vicinais, requalificação de calçadas, requalificação e urbanização de vias), de apoio à geração de emprego e renda (construção de Barracões Industriais e Centros Comerciais), para a substituição de sistemas energéticos convencionais por tecnologias mais econômicas e eficientes.

E, ainda, para o Controle do Meio Ambiente (implantação de parques, praças e preservação de fundos de vales, aterros sanitários, caminhões coletores de resíduos), na Saúde (implantação de Hospitais e Postos de Saúde), para o Atendimento Social (construção de Centros de Atendimento à Infância/Adolesdentes/Idosos, Creches e Centros Comunitários), para a Cultura, Lazer e Esporte (Centros Culturais, Bibliotecas, Praças e Ginásios Esportivos).

Também para a otimização do uso de recursos energéticos (substituição de sistemas de iluminação convencionais e o Programa Zero Energy em Escolas Municipais e outros prédios públicos para a geração de energia fotovoltaica) e no apoio à participação social com a manutenção pelo Governo do Estado do Conselho das Cidades do Paraná, vinculado à SEDU.

A Semana SAM é realizada pela Organização não Governamental Mãozinha Verde e conta com o apoio do Centro Universitário Autônomo (Uni-Brasil). As palestras são gratuitas e podem ser acompanhadas no link http://conteudo.unibrasil.com.br/samas-09-12.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.