• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

24/03/2022

Minas Gerais busca no Paraná Um Termo de Cooperação Técnica com a SEDU

Nesta quarta-feira, 23, teve início uma conversa e entendimentos para a formalização de um Termo de Cooperação Técnica entre as Secretarias do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Paraná (SEDU) e a do Desenvolvimento Social de Minas Gerais, tendo como modelo alguns trabalhos realizados aqui, como Meu Campinho, os Programas Habitacionais Vida Fácil, Viver Mais e Vida Nova e outros que serão avaliados.

Para isso, a secretária estadual de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Elizabeth Jucá e Mello Jacometti, acompanhada do superintendente de Integração de Política Habitacional, Henrique Carvalho, e do assessor do Departamento de Habitação, Wesley de Jesuestiveram em visita à SEDU e à sua vinculada, COHAPAR. O secretário da SEDU, Augustinho Zucchi e a superintendente Executiva interina do Serviço Social Autônomo Paranacidade, Camila Mileke Scucato, os receberam e apresentaram todo o trabalho realizado pela SEDU e vinculadas – PARANACIDADE, COHAPAR, COMEC, PRED E CONCIDADES.

MOVIDA A DESAFIOS - Embora tenha formação acadêmica em Economia, Elizabeth Jucá já foi três vezes secretária Municipal da Saúde em seu Estado. “Eu sou movida a desafios e gosto de Programas inovadores como os que eu vejo no Paraná, vamos usar alguns como modelos”, assegurou.

SÃO 17.160 AÇÕES - Elizabeth e equipe também se interessaram pelos Programas de Infraestrutura e Institucionais que têm a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, que no Estado já está no Paraná Urbano III. Camila destacou, na apresentação, o número de ações realizadas até o momento pela SEDU “Já são mais de 17.160 ações realizadas, sob o valor nominal de R$ 7,4 bilhões, que resultaram em milhares de benefícios ao desenvolvimento urbano e à população do Paraná”, assegurou.                                                         

Zucchi falou sobre o Planejamento de Cidades Sustentáveis, Inovadoras e Inclusivas, de acordo com a Agenda 2030, da ONU. E reforçou a importância dos Meu Campinho. “Quando eu fui prefeito de Pato Branco – cargo que exerceu por duas vezes -, eu implantei Meu Campinho na cidade e pude testemunhar a aceitação popular desse Programa que oferece oportunidades a crianças e adolescentes, com o esporte, os livra dos perigos e riscos das ruas, como drogas e traficantes e, ainda, tem espaço de lazer para toda a família. É um total resgate de valores”, enfatizou.

A secretária Elizabeth concordou e, ainda, disse que os últimos Projetos de Meu Campinho, os coloridos são lindos e chamam a atenção de todos. “Os resultados são muito positivos”, reforçou. Haverá novos encontros para acertos definitivos desse Acordo Técnico que, quando concluído, deverá ser assinado pelos governadores dos dois Estados.  

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.