• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

28/03/2022

Cedes quer tornar o Paraná modelo para o Brasil e o mundo em ODS

Desta segunda, 28, até quinta-feira, 31, o Governo do Paraná sedia a Missão da OCDE no Estado, com diversos parceiros em reuniões presenciais e virtuais.  Esta é a segunda fase do Programa que tem uma “Abordagem Territorial dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no Paraná. O secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas e também superintendente do Paranacidade, Augustinho Zucchi, participou da abertura do Encontro, mais a superintendente executiva do Paranacidade, Camila Mileke Scucatto, acompanhada de diversos profissionais. "O objetivo é tornar o Paraná um modelo para o Brasil e para o mundo”, enfatizou Zucchi.

O secretário da SEDU lembrou que o objetivo desse encontro é levantar as principais ações que podem contribuir para a aceleração da Agenda 2030 no Paraná, com a elaboração de um Plano de Trabalho em uma perspectiva integrada e intersetoral. “O Paraná é o primeiro Estado brasileiro a fazer parte do Programa da OCDE, juntamente com outras nove Regiões e cidades de diferentes Países, desde 2019. Até o momento, o Paraná tem compromisso firmado de 391, dos 399, Municípios com os ODS", destacou.

ESTRATÉGIAS - O encontro é promovido pelo Governo do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES) e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (CEDES), cuja vice-presidente é Keli Guimarães, quem fez a abertura do encontro, dando as boas-vindas a todos.  Após, foi feita a apresentação Estratégica do Paraná de Olho nos ODSs. Com o apoio de tradutores, o encontro também mostrou o trabalho na Região de Flanders, Bélgica, apresentado pelo coordenador do Programa da OECD, Stefano Marta. O restante do tempo foi dedicado a perguntas. As mais complexas serão respondidas pessoalmente na próxima quinta-feira, durante o Workshop de encerramento.

Nesse primeiro dia, ficou clara a participação efetiva do Paraná para o desenvolvimento sustentável e inclusivo na Agenda 2030. “O Paraná tem instrumentos para isso”, defendeu Keli Guimarães. Além de todo o trabalho já realizado, como o da Campanha de Sensibilização, desenvolvida internamente no Paranacidade e transformada em E-Book pela Assessoria de Imprensa da SEDU/Paranacidade e que permite a qualquer pessoa fazer consulta. Também, já está em vigor um Projeto Pioneiro de Capacitação de Lideranças Públicas. E há ferramentas como o Portal de Boas Práticas, o Mapeamento de Indicação de Estratégias, Compromissos com os ODSs, Plataforma de Business de Inteligence e Relatórios que chegam aos prefeitos a cada seis meses..

INÉDITAS - Há iniciativas inéditas como o Alinhamento com Universidades Estaduais do Paraná que registram 2.000 Projetos de Pesquisa e Extensão, o Portal dos Municípios, o SEDU/Paranacidade Interativo e tantas outras ferramentas que ajudam na solução de problemas de políticas e de gestão pública.  Ainda assim, a OCDE faz sete recomendações a serem implementadas pelo Estado do Paraná:

01 – Aumentar a utilização dos ODS como ferramentas de elaboração de políticas para reduzir  as disparidades socioeconômicas dentro e entre os Municípios;

02 – Reforçar a coordenação das políticas e ações do estado com os Municípios e com o Governo Federal em relação aos ODS;

03 – Integrar os ODS nas ferramentas Orçamentárias Municipais;

04 - Alavancar a metodologia do Tribunal de Contas do Estado desenvolvida para monitorar o alinhamento orçamentário com os ODS no nível Municipal;

06 - Envolver, ainda mais, grandes, pequenas  e médias empesas e as estatais na implementação dos ODS;

07 – Reforçar o engajamento dos cidadãos na implementação da Agenda 2030.

“No decorrer das reuniões, dos dias seguintes, haverá também a participação de representantes de Municípios e das Associações de Municípios do Paraná. Nenhum vai ficar para trás. Todos vão participar”, assegurou Camila Mileke. Junto com ela estavam o responsável pelo Ponto Focal da SEDU/Paranacidade no CEDES, Geraldo Luiz Farias, e os analistas de Desenvolvimento Municipal Carlos Storer, Cristiano Zaclikevicz, Guaco pereira Junior, Fernando Caetano, David Piovezan Pierin e Simone Canestraro.

Ainda, estavam presentes representantes de diversos Órgãos do Governo e de Empresas Estatais, parceiras do ODS no Paraná. E a própria presidente da Organização Mundial da Família, vinculada à ONU, dra. Deise Kusztra. Toda a coordenação da apresentação virtual, desta segunda-feira, ficou sob a responsabilidade de Aline Matta, da OCDE.

       

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.