• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

27/04/2022

BID aponta trabalho da SEDU e Paranacidade como de excelência e modelo no País e no Exterior

BID aponta trabalho da SEDU e Paranacidade como de excelência e modelo no País e no Exterior

A 164ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração do Serviço Social Autônomo Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), aconteceu na manhã desta quarta-feira, 27, de forma híbrida, com a participação dos conselheiros na Sede do Paranacidade, em Curitiba, e pela internet. No encontro, foram aprovados o Relatório de Gestão referente ao exercício de 2021 e o Plano de Ação Estratégica para 2022. O secretário do Desenvolvimento Urbano e superintendente do Paranacidade, Augustinho Zucchi, lembrou recente visita de executivos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), momento em que a atuação do Paranacidade mereceu destaque. “De acordo com os executivos do BID, o método e a qualidade de atendimento da SEDU e do Paranacidade são reconhecidos como de excelência no Brasil e por Instituições Internacionais e já servem de modelo em outros processos de transferência de recursos que viabilizam obras em benefício das populações dos Municípios”, enfatizou.

O conceito das duas Instituições foi reforçado pelo engenheiro Rafael Érico Kalluf Pussoli, do Instituto de Engenharia do Paraná, suplente de Cassio José Macedo, ex-presidente do Instituto. “O Paraná é reconhecido pela qualidade dos seus técnicos”.

A superintendente executiva do Paranacidade, Camila Mileke Scucato, deu início às apresentações dos itens da pauta e discorreu sobre as 16 macro ações previstas para o período. “Temos cinco iniciativas completas e onze em andamento”, disse. A executiva destacou a atuação da empresa na execução de projetos de apoio ao desenvolvimento urbano e na importância da aplicação de recursos em obras e serviços aos 399 Municípios do Paraná, via Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM) e pelo Programa de Transferência Voluntária da SEDU, sem a necessidade de devolução aos Cofres do Estado. “Assim, nenhum Município fica para trás, todos avançam de maneira harmônica em direção ao progresso e autonomia”, realçou Camila.

AÇÃO ESTRATÉGICA - Em seguida, o advogado Rafael Felipe Lucas e o economista Fabio Anderson Miguel apresentaram itens do Plano de Ação Estratégica e as alterações e inovações que promoveu na administração e nos processos de atendimento, política de governança, comunicação com os clientes, mapeamento de processos e procedimentos, construção do Portal de Recursos Humanos, desenvolvimento de nova Política de Recursos Humanos e nos procedimentos de operacionalização do SFM, novos contratos e liberações.

Foram mostradas, ainda, ações estratégicas de revisão e melhoria permanente do Portal de Transparência e do Portal dos Municípios, sobre a implantação do programa de controle de projetos que substituirá o SAM e do engajamento da empresa com as propostas da Agenda 2030 e os seus ODS, da Organização das Nações Unidas (ONU) e a outras agendas de promoção do desenvolvimento sustentável.

Rafael enfatizou a importância de algumas das ferramentas que inovam o atendimento aos prefeitos. O modelo do premiado SEDU / Paranacidade Interativo tem sido muito requisitado por agentes públicos que buscam conhecê-lo em diferentes visitas. “Inclusive, gestores públicos de outros Estados do País vêm ao Paraná para levarem informações da SEDU e Paranacidade sobre essas ferramentas, algumas implantadas para vencer as dificuldades criadas pelo distanciamento dos técnicos, durante a Pandemia da COVID-19, falou Rafael.

POSSE DE NOVOS INTEGRANTES – A reunião, presidida pelo secretário da Fazenda, Renê de Oliveira Garcia Junior, serviu também para a posse de novos integrantes do Conselho, o secretário do Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Luiz da Costa Souza; a secretária do Planejamento e Projetos Estruturantes, Louise da Costa e Silva Garnica, e seu suplente, Nestor Braganolo; e a recondução do representante da Federação da Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Virgilio Moreira Filho.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.