• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

10/10/2022

Estudo classifica metas dos ODSs aplicáveis ao Paraná

A primeira etapa do processo de identificação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que se aplicam à realidade paranaense foi concluída depois de uma série de reuniões que contou com a participação de representantes das Secretarias de Estado e de suas vinculadas.

Realizado por iniciativa do Comitê Técnico de Desenvolvimento Sustentável do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (CTDS-CEDES), o trabalho conta com a participação do Grupo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Nova Agenda Urbana (GODSNAU), do Paranacidade, Serviço Social Autônomo vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU).

O documento final, a ser alcançado ao fim de três etapas, servirá de orientação à elaboração de Políticas Públicas que atendam especificamente a demandas paranaenses.

AS METAS - Na etapa já realizada, intitulada "Aplicabilidade das Metas ODSs ao Paraná", as 175 Metas Nacionais dos ODSs foram classificadas em aplicáveis e não aplicáveis ao Estado do Paraná.

Na sequência, será definido o Valor Final das Metas (Etapa Dois) com a identificação de patamares a serem alcançados no Paraná e a Priorização das Metas ODS (Etapa Três) para o Estado, a partir da identificação dos indicadores mais deficitários.

A adequação das Metas Nacionais, a partir das já definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi elaborada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

“O objetivo final é elaborar um Plano Estratégico que promova a aceleração da aplicação dos ODSs e a melhoria nos indicadores do Estado. Após sua conclusão, ainda sem data prevista, o documento será encaminhado a todas as Secretarias de Estado para que vinculem seus Programas de Ação às metas ODSs, explicou o representante do GODSNAU, Geraldo Farias.

A analista de sistemas da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR) e também representante das discussões, Cristina Viomar, destacou que “por orientação das Nações Unidas cabe às unidades subnacionais readequar essas metas de forma a refletir as características e a realidade estadual".

DESAFIOS - Para a vice-presidente do CEDES, Keli Guimarães, “a implementação dos ODSs é desafiadora e envolve a construção de um novo modo de trabalhar, a partir de uma visão sistêmica voltada a resultados e que considere as conexões econômica, social, ambiental e institucional da sustentabilidade. Sobretudo, integrando a expertise dos especialistas de cada Pasta de Governo”.

O representante do GODSNAU ainda lembrou a importância do estudo na elaboração de propostas de políticas públicas. “O exercício realizado permite perceber que, na implantação dos ODS, as proposições devem ter vieses interdisciplinares e que atendam as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental”, enfatizou Farias.

Participam do Grupo de Trabalho, representantes da Casa Civil e as seguintes Secretarias de Estado: do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas; do Planejamento e Projetos Estruturantes; da Comunicação Social e da Cultura; Administração e da Previdência; Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Infraestrutura e Logística; Desenvolvimento Sustentável e do Turismo; Educação e do Esporte; Segurança Pública; Saúde; Fazenda; Justiça, Família e Trabalho; e, ainda, o Grupo de Trabalho de Indicadores do CTDS-CEDES composto por representantes da CELEPAR, IPARDES e 3ª ICE-TCE/PR.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.