• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

25/04/2023

Paranacidade reforça e garante a excelência do trabalho de seus técnicos

Para reforçar e garantir o trabalho de excelência, realizado pelos profissionais do Serviço Social Autônomo Paranacidade, vinculado à Secretaria Estadual das Cidades (SECID), técnicos são enviados a diversos Cursos e Atividades relacionados à área. Nos últimos dias, a coordenadora de Projetos do Paranacidade, Virgínia Thereza Nalini, e o analista municipai, Oriel Cruz, participaram por dois dias do 1º Encontro de Auditores e Fiscais de Tributos dos Municípios do Oeste do Paraná, em Cascavel. Desse encontro, representando o secretário da Pasta, Eduardo Pimentel, também participaram o superintendente de Municípios da SECID, Marcio Wozniack, e o técnico de Cascavel, Fabrício Morandi.

“Supervisionar o cadastro técnico imobiliário e a planta genérica de valores, são nossas funções. Mas vimos o quão importante foram os esclarecimentos dados aos técnicos e prefeitos dos Municípios da Região Oeste. Inclusive para correção de rumos e aumentar a própria arrecadação do Município para melhores e maiores benefícios aos cidadãos”, enfatizou Virgínia.

Nesse encontro estavam presentes os prefeitos e mais 100 técnicos dos Municípios da Região Oeste do Paraná. O anfitrião do evento, prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, falou sobre a necessidade do recadastramento dos Municípios, para atualização da base cadastral. É a melhor maneira de garantir a melhoria na arrecadação municipal.

PROGRAMAÇÃO - O conteúdo do Programa, nesses dois dias de encontro, foi intenso. Foram abordadas questões como Parte, Atos e Procedimentos de Fiscalização da Capacidade do exercício Funcional; Atos e Termos Processuais; Procedimento Fiscal; Parte e Elementos do ISS e Questões Atais e Elementos do ISS; Questões Atuais; IPTU; ITBI; Contribuição e Melhoria e, ainda CIP. “Pois, é imprescindível prestação específica do serviço de iluminação para a cobrança da CIP”, explica Virgínia, entre outros fatores.

O 1º Encontro de Auditores e Fiscais de Tributos dos Municípios do Oeste do Paraná foi realizado no Auditório da Prefeitura de Cascavel, abordando os temas prioritários das práticas de fiscalização e lançamento dos tributos municipais, nos Termos dos Apontamentos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

E contou com o apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), da FENAFIM, da Associação Nacional dos Auditores e Fiscais dos Municípios e Distrito Federal, além da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A realização foi da Associação dos Auditores e Fiscais Tributários Municipais do Paraná (AFISCOPR), com a organização do Tributo Municipal Cursos, Consultoria e Assessoria.    

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.