• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

20/06/2023

Técnicos de Pinhais treinam o uso do Portal dos Municípios para facilitar gestão pública

Técnicos e representantes do Município de Pinhais estiveram na tarde desta segunda-feira, 19, para passarem por um treinamento sobre o uso do Portal dos Municípios, ferramenta implantada pelo Serviço Autônomo Paranacidade, vinculado à Secretaria das Cidades (SECID), que agiliza e melhora a gestão pública. A explanação foi feita pela superintendente executiva do Paranacidade, Camila Mileke Scucato, e pelo assessor técnico e de planejamento do Paranacidade, arquiteto Hélio Roberto Marzalek Junior, e pelo analista de Desenvolvimento Municipal, Roberto Pan.  

Muitas dúvidas e dificuldades foram dirimidas, desde a solicitação do cadastro para entrar no Portal dos Municípios, passando pela necessidade de envio de documentação Municipal, decisões, necessidade de apor aditivos de prazos, até rescisões para que todo o processo fique em dia. Foram também esclarecidas dúvidas diversas, como a diferença entre obra inacabada e obra paralisada, além da necessidade de esclarecimentos, quando o Município é autuado pelo Tribunal de Contas do Paraná e do respeito e atenção aos prazos estipulados.

Algumas dessas explicações e orientações foram feitas pela advogada do setor Jurídico, Vilma Dias, e pela analista de Desenvolvimento Municipal, engenheira civil, Patricia Quintino. Ambas falaram sobre as “prioridades” de documentações obrigatórias. Já, Marzalek lembrou que “o trabalho realizado dentro do Paranacidade é gigantesco, pois são 399 Municípios  e o monitoramente feito é diário”.  A advogada Vilma ponderou: “a prioridade é evitar que um problema técnico se transforme em um problema jurídico”.

Patrícia lembrou que “melhorando o trâmite da documentação e de todas essas questões, melhora também o trabalho realizado pelos técnicos das Prefeituras”. O que foi resumido pela superintendente: “após o envio da documentação, o processo passa pelo parecer técnico e jurídico, para ser aprovado ou não”.

Estiveram na reunião, vindos da Prefeitura de Pinhais: Cristina Espinola, Leandro Buss, Sandro Hiwata, Bruno Santos, Tulio Dias e Fábio Oliveira.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.