• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

11/07/2023

Programa Paraná Fotovoltaico dará sustentabilidade e economia de energia aos Municípios

O foco no desenvolvimento sustentável e autônomo, leva o Governo do Paraná, por meio do Serviço Social Autônomo Paranacidade, vinculado à Secretaria das Cidades (SECID), a desenvolver o Programa Paraná Fotovoltaico. “O objetivo é colocar à disposição, dos 399 Municípios do Paraná, Projetos Padrões de Usinas Fotovoltaicas para serem implantadas em terrenos próprios em cada Município. Queremos ajudar a reduzir o custo da energia no Município por meio do uso de fontes renováveis. E isso deverá ocorrer a partir do próximo mês”, enfatiza o coordenador de Estudos e de Captação de Recursos do Paranacidade, Fernando Domingues Caetano.

Ele explica que já existe uma demanda de Municípios por financiamentos para a implantação desse Projeto. Fernando explica que o gargalo está na dificuldade de ter profissionais, ou técnicos ou engenheiros com competência para realizarem o Projeto. Para resolver essa questão, o próprio Paranacidade contratou uma empresa, por meio de licitação e Pregão, a Elektrum ganhou a concorrência e o Projeto teve início neste ano.

A previsão é de que a partir do mês de agosto o Programa Paraná Fotovoltaico seja lançado e possa atender aos 399 Municípios. Essas Usinas são ligadas à Rede da Companhia Elétrica do Paraná (COPEL) que passará a cobrar apenas pela distribuição e não mais pela geração da energia, que é mais cara. “A Elektrum está em vias de concluir os Projetos Técnicos de Engenharia para colocar os serviços à disposição dos 399 Municípios”, adianta Fernando.

Até o momento alguns Municípios, de forma autônoma, já conseguiram desenvolver os seus respectivos Projetos. São os Municípios de: Capitão Leônidas Marques, Marialva e dois em São Manoel do Paraná. Esses estão concluídos. Há mais um, já contratado, o do Município de Ramilândia. Os Projetos de Pato Branco, Pitangueiras e Salgado Filho estão em análise. O Município de Peabiru também está na fila, mas ainda não tem Projeto. O total de investimento em todos esses Projetos é de R$ 18.327.920,07.

  

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.