• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

25/07/2023

Oficina de Capacitação sobre Regionalização de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário será em Maringá

Após as Oficinas para a Capacitação de Gestores e Técnicos Municipais sobre a Prestação Regionalizada de Serviços Públicos de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário, realizadas hoje, terça-feira, 25, em Londrina, e na segunda-feira,24, em Curitiba, haverá mais três, para completar o ciclo em todas as Regiões do Estado. A terceira será realizada em Maringá, nesta quarta-feira, 26. Com início às 8h30, o evento presencial será no Auditório do Sebrae/PR, na Avenida Bento Munhoz Rocha Neto 1116. Para fazer a inscrição basta acessar https://www.ead.pr.gov.br/course/view.php?id=1731.

As demais vão ocorrer em Cascavel, às 8h30 de quinta-feira, 27, no Auditório Arnaldo Busato, na Unioeste, Rua Universitária, 2069. Inscrição no link https://www.ead.pr.gov.br/course/view.php?id=1732. Já, a última Oficina deste ciclo, a de Guarapuava, tem início às 8h30 da sexta-feira, 28, no prédio do PDE, na Unicentro, Campus CEDETEG, na Alameda Élio Antônio Dalla Vecchia, 838, Vila Carli. As inscrições podem ser feitas acessando o link https://www.ead.pr.gov.br/course/view.php?id=1733.

PARANÁ À FRENTE - O secretário de Estado das Cidades (SECID), Eduardo Pimentel, abriu presencialmente a primeira Oficina e, nas demais, falou por meio de um vídeo, dando as boas-vindas a todos. E, em uma análise positiva, Pimentel garante, em sua fala, que o Paraná tem condições de alcançar antecipadamente as metas definidas pelo Marco do Saneamento porque trabalha com Regionalização e possibilidades de potencializar os contratos com prestadores de serviços, tecendo uma rede de trabalho, solidariedade e eficiência. “Não basta o Paraná estar à frente, com números próximos das metas definidas para 2030, de 90% de saneamento. Temos de avançar e alcançar todos os objetivos já em 2027, conforme preconiza o governador Ratinho Junior”, enfatizou.

Pimentel lembrou que há um grande comprometimento no apoio aos Municípios para acelerar a implantação do modelo das Microrregiões. “As cidades estão em permanente construção. E, para o saneamento, já temos um norte”, comemorou. E alertou aos participantes que, quando surgir qualquer dúvida, devem entrar em contato com o Paranacidade, com os técnicos da SECID, com os integrantes da Secretaria da Microrregião. “Não podemos pensar um ou outro Município, temos de pensar e agir em conjunto. E estamos de portas abertas para atender todos. Assim alcançaremos os objetivos com mais facilidade e rapidez”, argumentou. 

Para participar, presencialmente ou a distância, é preciso fazer inscrição, via Internet, sendo que há um link próprio para cada Oficina.

AS OFICINAS - A de hoje, em Londrina, o evento aconteceu na modalidade presencial no Auditório da UEL, na Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445), km 380, no Campus Universitário. E as inscrições foram feitas pelo link https://www.ead.pr.gov.br/course/view.php?id=1730.

A oficina de Maringá, desta quarta-feira, 26, também começa às 8h30 e segue a mesma Programação. A oficina de Cascavel, nesta quinta-feira, 27, também está marcada para iniciar às 8h30. Será no Auditório Arnaldo Busato, na Unioeste, Rua Universitária, 2069. Inscrição no link https://www.ead.pr.gov.br/course/view.php?id=1732.

Já, o evento de Guarapuava encerra o ciclo de oficinas. O início está previsto para às 8h30 da sexta-feira, 28, no prédio do PDE, na Unicentro, Campus CEDETEG, na Alameda Élio Antônio Dalla Vecchia, 838, Vila Carli. As inscrições podem ser feitas acessando o link https://www.ead.pr.gov.br/course/view.php?id=1733.

A transmissão, para participações a distância em todas as oficinas, será via Canal Oficial do Paranacidade. Todas as apresentações serão feitas por técnicos da FUNDACE, Instituição contratada pelo Paranacidade, vinculado à SECID, para elaborar a modelagem da implantação do Sistema de Microrregiões de Água e Saneamento no Paraná.

Da abertura dos trabalhos participaram também a superintendente executiva do Paranacidade, Camila Mileke Scucato, a secretária-geral das Microrregiões, Márcia de Oliveira de Amorin, e o coordenador da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (FUNDACE), contratada para elaborar a modelagem para a implantação das microrregiões, Rudinei Toneto, além do gestor do contrato pelo Paranacidade, Geraldo Luis Farias.

Para Camila, a implantação das microrregiões é um dos diferenciais na busca pelo desenvolvimento das cidades com o aumento da qualidade de vida da população. “Atingir as metas estabelecidas pelo novo Marco Legal nos levará a enfrentar problemas estruturantes. Por isso, tanto as atuações técnicas como as da população serão fundamentais no processo, com consequências positivas para todos”, considerou.

Por sua vez, Marcia de Amorim lembrou que o Paraná está bem próximo de alcançar as metas estabelecidas, com as cidades já contempladas com mais de 80% em saneamento, mas reforçou a importância do empenho do Governo do Estado, dos municípios e da população em geral para garantir melhores resultados.

“Uma comunidade com o abastecimento de água potável e com a correta captação, tratamento e destinação dos resíduos possui um dos elementos fundamentais para promover o desenvolvimento da sua gente”, afirmou. A secretária-geral informou, ainda, que além das Oficinas realizadas nesta semana, ela estará em visita a todos os Municípios para ampliar o atendimento às Prefeituras.

“A implantação das Microrregiões será fator importante para alcançar as metas em todos os Municípios, com benefício para a população como um todo”, assegura o representante da FUNDACE, Rudinei Toledo.

AS PALESTRAS – As Oficinas têm palestras do economista Bruno Lego, do professor Antônio Eduardo Giansante, Luís Ricardo Bernardo e do dr. Wladimir Ribeiro, todos da FUNDACE. Eles falaram sobre  Saneamento, como Monopólio Natural e Tarifas Reguladas; além de Sistemas de Provisão de Águas e Esgotamento Sanitário; Vantagens na Prestação Regionalizada dos Serviços; Questões Jurídico-Institucionais; Marco Regulatório do Saneamento Básico  e Alterações Promovidas pela Lei 14.026/2020; Normas de Referência da ANA; Serviços Autônomos e outros aspectos.

Os encerramentos das Oficinas ficam sob a responsabilidade do analista de Desenvolvimento Municipal do Paranacidade e Fiscal do Contrato, José Luiz Creplive, e do professor da FUNDACE, Rudinei Toneto Júnior.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.