• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

22/08/2023

A busca de soluções ao problema de Resíduos Sólidos Urbanos

Preocupados com a necessidade de encontrar soluções ao problema dos resíduos sólidos urbanos, o secretário das Cidades (SECID), Eduardo Pimentel, mais a superintendente executiva do Paranacidade, vinculado à SECID, Camila Mileke Scucato, entraram em uma reunião virtual, na manhã desta terça-feira, 22, com representantes do Programa de Parcerias de Investimentos, PPI, do Governo Federal. 

De Brasília, o secretário especial do Programa de Parcerias para Investimentos (PPI /BNDES), Manoel Renato, discorreu sobre um roteiro básico de estratégias de atuação interinstitucional sobre a realização de consórcios de Resíduos Sólidos, agenda e método de trabalho. “O PPI coordena iniciativas do Governo, a partir de projetos-pilotos apresentados e em execução. Dando certo, as iniciativas se multiplicam”, explicou Manoel.

Ele também falou sobre a existência de um Manual de Estratégias de Atuação Interinstitucional sobre Gestão de Resíduos Sólidos que pode ser consultado pela Internet. E, ainda, que há 12 Projetos em estruturação em diversos Estados, além de outros em contratação.

“O BNDES é o garantidor do consórcio, da qualidade e da isenção dos Projetos. São 109 Municípios atendidos, com 2,78 milhões de pessoas beneficiadas. No Paraná, temos o Município de Toledo. Mas, o prefeito ainda exita em liderar o consórcio”, afirmou.

O secretário Eduardo Pimentel pediu mais informações, detalhes pertinentes, além da apresentação desta terça-feira. “Assim, poderemos conversar com nossos técnicos, com o setor Jurídico, com a Secretaria do Meio Ambiente e também com os Municípios para que possamos avançar nessa discussão tão necessária a todos. Com certeza, essa é uma ação que não tem volta”, enfatizou.

Com o secretário Pimentel estavam, ainda, na reunião a secretária-geral das Microrregiões de Saneamento Básico, Marcia de Amorim, mais o analista de Desenvolvimento Municipal do Paranacidade, Geraldo Luís Farias.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.