• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias

15/04/2024

Começa a Missão da OCDE no Paraná para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico

Desta segunda, 15, até quarta-feira, 17, acontece a Missão da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com uma agenda de diversas ações. A abertura se deu na manhã de hoje, com a presença do governador em exercício, Darci Piana, e do secretário das Cidades (SECID), Eduardo Pimentel, com reunião de alto nível sobre três temas: Ambiental, Social e Governança.

O encontro acontece no Auditório do Tribunal de Contas do Paraná, em Curitiba. Piana, Pimentel e outras autoridades receberam o Relatório realizado por representantes dos setores público e privado produtivo, academia e sociedade civil que participaram da segunda fase do Programa “Uma Abordagem Territorial aos ODSs realizada em 2023.

No Relatório consta a contribuição do Governo do Paraná para o cumprimento da Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em nível subnacional, e que abrangem os 399 Municípios do Paraná.   

E-BOOK GRATUITO - A Secretaria das Cidades oferece apoio à Celepar e ao Ipardes para o Desenvolvimento da Metodologia na escolha dos Municípios Pilotos dessas ações; no financiamento aos Municípios em conjunto com a Fomento Paraná; mais a realização de um E-Book, com Metodologias para o Desenvolvimento de Campanhas de Sensibilização e Conscientização. O E-Book foi realizado pela Assessoria de Imprensa da SECID, a partir da Metodologia desenvolvida pelo Grupo Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana do Paranacidade (GODSNAU), coordenada por Geraldo Luís Farias, e, ainda, disponível, gratuitamente, no Site, em especial para as Prefeituras e a população.

Participam também da reunião a superintendente executiva do Paranacidade, vinculado à SECID, Camila Mileke Scucato, além do analista de Desenvolvimento Municipal do Paranacidade, Geraldo Luís Farias. Camila lembra que o Paraná aderiu ao Programa OCDE em 2019, onde foi implementada a abordagem territorial para os ODSs, em mais duas fases, além dessa primeira.

Na segunda fase, foram incluídas recomendações da OCDE para 2021. E, agora, na terceira, acontece a 1ª Missão, avançando na promoção de novas parcerias entre os setores público e privado, por meio  dos ODSs e ESG. Com duração de 18 meses, essa Primeira Missão, de 15 a 17 deste mês vai fazer o levantamento de informações e de construção de consenso; a realização de entrevistas e de workshop com múltiplos stakeholders. “O foco é para compreender como os atores integram os ODSs e ESG, como incentivo para soluções sustentáveis”, explica Camila.   

No comando das ações, cujo evento prossegue até quarta-feira, 17, a superintendente geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (SWGDES), Keli Cristina Guimarães.   

 

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.