• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

25/03/2011

Sedu e Seed vão reativar programa de gestão do transporte escolar

undefined

A reativação e atualização do programa de gestão do transporte escolar foram temas de uma reunião entre o secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, e o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns. Os dois reuniram-se, nesta semana, no gabinete da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), juntamente com técnicos de ambas as secretarias, para discutir os procedimentos necessários para a retomada do programa que auxilia as prefeituras a administrar o transporte de alunos das redes públicas estadual e municipais.

O programa, desenvolvido pela Sedu, foi utilizado somente por um ano e depois, devido à falta de atualização e capacitação de gestores, ficou inoperante. Implantado em 2009, é uma importante ferramenta de auxílio aos municípios para otimizar os gastos e a logística do transporte escolar.

A intenção das duas secretarias é fazer a atualização de dados e a capacitação dos operadores para que o programa volte a ser utilizado pelas prefeituras. De acordo com o secretário Cezar Silvestri, depois de um grande e detalhado estudo, a Sedu desenvolveu um programa que auxilia os municípios a gerir o transporte escolar. “É um programa completo, com todos os recursos que os municípios precisam, mas que precisa ser atualizado, pois esse trabalho não foi feito durante o último ano. O que pretendemos agora é retomar esse programa fazer a sua atualização, capacitar os servidores municipais para operá-lo e colocar todas as ferramentas novamente a disposição das prefeituras”.

Para Cezar Silvestri, é imprescindível que os municípios consigam otimizar os custos e a logística do transporte escolar. “Com uma gestão eficiente do transporte escolar, todos saem ganhando: os alunos terão mais qualidade e segurança, os pais poderão ficar mais tranqüilos e a prefeitura poderá aplicar de forma mais eficiente os recursos destinados ao transporte escolar”.

De acordo com o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, a reativação do programa pode auxiliar na resolução de um antigo problema de gestão das verbas destinadas ao transporte de alunos. “Não existe nenhum estudo definitivo no Brasil que dimensione quanto custa o transporte escolar por aluno, levando em consideração as características de cada município. A Sedu já se dedicou a esse assunto de maneira intensa, possui estudos encaminhados que precisam ser completados e eventualmente corrigidos”, enfatizou destacando que as duas secretarias irão se dedicar na reativação desse programa.

“Haverá uma união de esforços entre a Sedu, a Seed e os municípios para agilizarmos todo esse processo de término de levantamento e atualização de dados e de treinamento de pessoas. Vamos fazer o que for necessário para, no menor espaço de tempo possível, obtermos o valor de quanto custa o transporte de um aluno no Paraná, em cada um dos municípios e também colocar o programa à disposição das prefeituras”, disse Arns.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.