• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

13/09/2012

Conceito Paranaense de Cidadania Digital é apresentado em Seminário de Telecomunicações

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu), da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e a Copel, apresentou, nesta quinta-feira, o conceito de Cidade Digital do Estado, no XIII Seminário Nacional de Telecomunicações que está sendo realizado pela Associação de Empresas Proprietárias de Infraestrutura de Sistemas Privados de Telecomunicações (Aptel), no Expo-Unimed, em Curitiba.

“Nosso conceito vai além de uma ‘Cidade Digital’, falamos em ‘Cidadania Digital’. Para a Sedu e os demais órgãos do governo envolvidos, o projeto é bem maior do que levar internet gratuita aos moradores das cidades do Estado. Não temos somente que implantar ou implementar a estrutura necessária para o acesso à internet, mas sim criar todos os mecanismos de capacitação, de sistemas e de tecnologia da informação para que os municípios consigam manter os projetos, melhorar e modernizar a administração pública para beneficiar não só os usuários da internet, mas toda a população”, detalhou o Diretor Geral da Sedu, Jamil Abdanur, que representou o Secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, no painel “Cidades Digitais e Cidadania no Paraná”, realizado dentro do Seminário.

Além de Abdanur, participaram também da exposição do programa de Cidadania Digital do Paraná, o presidente da Celepar, Jackson Leite, o diretor adjunto da Copel Telecomunicações, Adir Hannouche e o representante da Motorola Solutions, Daniel Camargo.

Em sua explanação, Jacson Leite enfatizou que a infraestrutura de tecnologia da informação do Estado deve ser colocada à disposição dos municípios. “A Celepar desenvolveu, ao longo desses anos de trabalho, mais de 800 softwares e aplicativos que podem fornecer ferramentas para os municípios melhorarem a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. Só assim será formada uma grande rede que irá criar efetivamente as cidades digitais no Paraná”, afirmou, enfatizando que esse é um exemplo do que pode ser ofertado aos municípios através do programa Cidadania Digital. “Estamos dando um passo de cada vez, onde teremos, no final da caminhada, cidades com elevado nível de desenvolvimento e tecnologia à disposição dos seus moradores”.

O diretor geral da Sedu, Jamil Abdanur, destacou ainda que, entre os mecanismos públicos que poderão ser ofertados através do projeto de cidadania digital, está o melhor direcionamento dos recursos públicos para os municípios. “Paralelamente ao Cidadania Digital, estamos desenvolvendo o programa Sedu/Paranacidade Interativo, que consiste em uma base de dados georeferenciados que irá auxiliar nas tomadas de decisões para melhor destinação dos recursos aos municípios” explicou.

IMPLANTAÇÃO – Abdanur explicou que, até o final deste ano, serão implantados em três cidades, que foram escolhidas através de critérios previamente estabelecidos, o projeto piloto do programa Cidadania Digital. “Vamos verificar os resultados nessas três cidades, avaliar todo o sistema e corrigir possíveis erros para então gradualmente estendermos o projeto às demais cidades”, detalhou enfatizando que o Paraná ocupa uma posição privilegiada em relação aos demais estados do país pelo fato de a Copel já ofertar cabeamento de fibra ótica para internet em 375 dos 399 municípios do estado. “Esse será um fator determinante na hora de levarmos o programa aos demais municípios paranaenses”.

De acordo com ele, o projeto está sendo tratado como prioridade pela Sedu e demais envolvidos na iniciativa. “Estamos trabalhando com cautela e muita seriedade, pois sabemos da importância de um projeto dessa magnitude, por isso ele está recebendo uma atenção especial de todas as entidades envolvidas”, concluiu.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.