• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

08/03/2013

Dia 8 de Março se torna acontecimento para um grupo de mulheres da SEDU

O secretário do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Ratinho Junior, disse que gostaria de homenagear todas as mulheres a cada dia, em especial nesta data, 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Como não é possível, ele escolheu um segmento quase sempre esquecido para simbolizar a homenagem dele a todas as mulheres, em especial as da Pasta que ele comanda. Assim, Ratinho Junior convidou todas as profissionais que trabalham nos setores da limpeza e da Copa da SEDU para participarem do almoço com a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, em Santa Felicidade, homenageada pela Associação Comercial do Paraná (ACP). Para a maioria delas foi um grande acontecimento e tema de todas as conversas.

“Nossa! Nunca fui lembrada pra um convite desses. É a primeira vez, na minha vida, que vou ficar perto de uma primeira-dama. E, ainda, vou almoçar em um restaurante com gente importante, tive de me cuidar, passar um esmalte nas unhas e arrumar o cabelo”, disse a servente Dolores Aparecida dos Santos de Lucas, que mora no município de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.
 
Aos 42 anos, Dolores tem uma história de vida semelhante a das demais mulheres que trabalham nesses setores. A maioria delas mora na Região Metropolitana, origem humilde, pouca oportunidade de estudos, luta pela sobrevivência da família e tem filhos, com pais ausentes. Para completar o cenário de dificuldades, dormem pouco e trabalham muito.
 
O convite do secretário da SEDU, para o almoço com Fernanda Richa - de acordo com Dolores -, foi a melhor notícia dos últimos anos de sua vida. Algumas, jamais tinham almoçado em um restaurante. Há sete anos, Dolores perdeu o marido para o vício da bebida. Separada do pai de seus filhos,  ela assumiu toda a responsabilidade do sustento da família. Ela acorda todos os dias às 4 da madrugada, deixa comida pronta e também aproveita para trazer uma marmita. Às 5h10 ela entra no ônibus em Rio Branco e chega em Curitiba às 5h30. Às 6 já está no trabalho.
 
Dolores fez uma pausa para agradecer ao secretário Ratinho Junior, em nome de todas as colegas, o convite para almoçar com dona Fernanda Richa. “Nestes últimos anos, secretário, esta é a minha maior alegria. Obrigada!”, disse Dolores. Agora ela busca ajuda para internar um dos filhos, menor de idade, para se desintoxicar. Os caminhos para esta reabilitação já começaram a ser traçados no Governo do Paraná, com a ajuda da secretária Fernanda Richa e da Justiça.
 
Além de Dolores, estiveram com a secretária da Família e Desenvolvimento Social, as serventes Adriana Santos de Oliveira; Anadir Ferreira da Silva; as copeiras Adriele Pereira dos Santos; Janete de Freitas Batista; Maria Ferreira da Silva Rosa; a recepcionista Jaine Gomes de Oliveira e, representando Marines Prado, chefe do Grupo Administrativo Setorial, irá a funcionária de carreira, Mirna Honório. Ao lado da primeira-dama do Paraná, elas posaram para uma foto. “Um dia inesquecível”, disse Mirna.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.