• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

03/04/2013

Tecnologia da Informação em Rede na Gestão Pública do Paraná chega a SEDU para beneficiar os 399 municípios

O Governo do Estado, por meio da Celepar – Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná -, coordena um sistema integrado de informações estratégicas entre todas as 30 secretarias e mais 125 órgãos da administração estadual, com banco de indicadores de serviços e gráficos que mostram a evolução dos serviços ofertados à população. Na manhã desta terça-feira, 03, o secretário do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Ratinho Junior, foi à sede da Celepar, onde em reunião com o diretor-presidente da Companhia, Jacson Carvalho Leite, e diretores, conheceu detalhes dessas tecnologias de ponta que podem fortalecer o trabalho na SEDU, com menos gastos e maiores benefícios aos 399 municípios do Paraná. “A aplicação da tecnologia da informação em rede na gestão pública serve como grande receptador de problemas e também de soluções”, disse Ratinho Junior.

Entusiasmado com tudo o que viu, o secretário já determinou nomes para formar uma equipe que irá a Celepar disponibilizar dados sobre SEDU/Paranacidade/Concidades e Comec em troca de ferramentas que possibilitem interagir, com relações planejadas e integradas, nos Governos Estadual e Municipais. “Vamos saber rapidamente as demandas das populações de cada município do Paraná, oferecer os serviços ao prefeito local e buscar juntos as melhores soluções, inclusive para a correção de rotas”, destacou Ratinho Junior. Ele ainda propôs a criação de consórcios municipais para que o Paraná seja desenvolvido como um todo harmônico.
 
De acordo com Jacson Carvalho Leite, o Governo do Paraná pode oferecer aos prefeitos o acesso às informações, possibilidade da criação de um site ou portal do município, treinamento de pessoal e gerenciamento. “Cada prefeito terá em mãos o retrato da realidade de seu município, observar os serviços que dão certo e, ainda, os que são deficitários e precisam ser corrigidos”, destacou Carvalho Leite. Ele deixou claro que se trata de um trabalho endógeno que, de acordo com ele, é obrigação de qualquer gestor público.
 
Depois de ver o trabalho em um vídeo, o secretário da SEDU foi convidado a percorrer as instalações da Celepar. Visitou os setores de pesquisas e a sala onde estão os dados estratégicos, em tempo real, sobre cada município do Paraná, inclusive obras que estão sendo realizadas e os serviços de cada secretaria ou órgão estadual naquela localidade. Há um feedback sobre cada serviço, o que permite correções e reajustes.
 
Depois, na evolução dos projetos estratégicos e de proteção total desses dados, Ratinho Junior conheceu a “Sala Cofre”, onde estão guardadas todas as informações, protegidas de incêndio, inundações ou outras catástrofes, além de atos humanos criminosos. “Aqui, há ferramentas que evitam os efeitos de qualquer risco”, resumiu o diretor de Desenvolvimento de Soluções Corporativas, José Juracy Macedo. Na visita também acompanharam o secretário da SEDU, os diretores de Infraestrutura e Operações, Luiz Fernando Ballin Ortolani; o Administrativo Financeiro, Lúcio Alberto Hansel, e o de Tecnologia da Informática e Comunicação, Danilo Scalet.  Novas reuniões serão agendadas entre eles para fortalecer o trabalho.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.