• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

09/05/2013

A partir de 2014 São Miguel do Iguaçu já poderá ter o nascimento de novos cidadãos

Mais uma vez o início da semana na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU) teve freqüência concorrida de prefeitos para audiências com o secretário Ratinho Junior que ouve com atenção a cada um dos pedidos em benefício da população do Paraná. Uma das prioridades apresentadas, nesta semana, chamou a atenção de todos: “secretário, precisamos de um hospital. Há mais de cinco anos que não nasce um só bebê em São Miguel do Iguaçu. Isto é muito triste. Sem hospital, as grávidas vão para Medianeira, Missal, Matelândia e Foz do Iguaçu para os seus bebês nascerem”, contou a secretária municipal de Saúde daquele município do Oeste do Paraná, Maria Elizabete de Borba. “Fique tranquila, secretária, a partir de 2014, haverá novos cidadãos sãomiguelenses”, garantiu Ratinho Junior, ao homologar o financiamento para a construção do Pronto Atendimento 24 horas, uma obra de 1.492 m2, conforme mostra o projeto, e que deverá ser concluída em 14 meses.
 
Com capacidade de endividamento de R$ 6 milhões, o município solicitou à SEDU recursos de R$ 1,7 milhão que será destinado ao término da obra. O início da construção já foi assegurado com verbas à fundo perdido oriundos da Secretaria de Estado da Saúde. Maria Elizabete disse que o corpo médico e paramédico já trabalha no único Posto de Saúde lá existente, em um espaço de  600 m2, para atender uma população de 27 mil habitantes. Daí a necessidade dos convênios de saúde firmados entre São Miguel do Iguaçu e municípios vizinhos. “Mas isto tem de mudar para dar maior facilidade e qualidade de vida aos cidadãos”, destaca a secretária municipal que também é técnica em enfermagem e pós-graduada em gestão pública.
 
A secretária estava acompanhada do prefeito de São Miguel do Iguaçu, Claudiomiro da Costa Dutra,  e do vice, Mauro Remor. Assim que Ratinho Junior atendeu o pedido daquele município, ele os encaminhou aos técnicos responsáveis para agilizar o processo. Antes de sair do gabinete do secretário, Maria Elizabete revelou que, ainda, não conhecia pessoalmente Ratinho Junior e não sabia como o grupo seria recebido. “Mas o secretário da SEDU é muito receptivo. Ele deixou todos nós à vontade. E, a partir do momento em que relatamos o nosso problema, todos nós percebemos que Ratinho Junior se emocionou. O nosso problema passou a ser dele também e tratou de resolvê-lo imediatamente. Com este gesto humano e sensível, Ratinho Junior seduziu a todos nós”, enfatizou.
 
Nesta semana também estiveram com o secretário Ratinho Junior e com o diretor-geral da SEDU, João Carlos Ortega, alguns secretários municipais de Pontal do Paraná; prefeita de Sengés, Eliete Jorge; de Abatiá, Maria de Lourdes Ferraz; Colorado, Joaquim Rodrigues; Marilândia do Sul, Pedro Sérgio; Itapejara do Oeste, Eliandro Pichetti; São Carlos do Ivaí, Paulo Francisco Dutra; Nova Aliança, João Tormena; Flórida, Rosimery Molina; Floraí, Fausto Herradon; Quatiguá, Luís Fernando Dolenz e de Marilândia do Sul, Pedro Sérgio entre outras autoridades.
 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.