• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

07/06/2013

Governo do Paraná quer acabar com o fosso sócio-econômico entre os municípios

Antes de viajar para a Europa, em busca de novas ideias e soluções aos problemas dos pequenos municípios do Paraná, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior fez questão de deixar em seu lugar o diretor-geral da SEDU, João Carlos Ortega, para atender aos prefeitos dos municípios do Paraná. Como secretário de Estado em exercício, Ortega atendeu mais de 40 gestores públicos. Na noite de quinta-feira, 6, ao devolver o cargo a Ratinho Junior, ele fez um balanço de seu trabalho. Ortega disse que foi uma experiência fascinante do ponto de vista humano, como administrador público. “Cheguei a me emocionar ao perceber, mais de perto, as disparidades tão intensas entre os diversos municípios. É um aprendizado que mexe com a nossa sensibilidade e nos faz lutar para encontrar a solução mais adequada às prioridades das populações do Paraná. Trata-se de uma determinação administrativa. O Governo do Paraná quer acabar com este fosso sócio-econômico no Estado”, enfatizou.

Para exemplificar, Ortega cita alguns casos. Enquanto o prefeito de Jaguapitã, Ciro Brasil, o Cirão, pleiteou recursos para a aquisição de um terreno a um campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e, ainda, apoio para a implantação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), para fortalecer a cultura e ampliar o desenvolvimento daquele município da Região Norte Central do Paraná, a prefeita de Mercedes, Cleci Maria Loffi, quer verba para uma ambulância que possa atender os 4.608 habitantes de seu município na Região Oeste do Paraná.

Já, a prefeita de Presidente Castelo Branco, Gisele Faccin, por exemplo, precisa de recursos para reformas em escolas, estradas, ruas e até para a sede da própria Prefeitura. “No dia em que chove é um desespero, tudo fica molhado. Depois é uma trabalheira colocar tudo para secar, inclusive documentos”, queixa-se. Mesmo assim, Gisele não fez qualquer pedido. A prefeita, uma das mais jovens, com apenas 30 anos de idade, foi orientada a fazer os projetos para pleitear as verbas ao que for mais prioritário à população de 4.775 habitantes daquele município da Região Norte Central do Estado.

O prefeito de Nova América da Colina, Ernesto Basso, constrói calçadas em bairros pobres de seu município para gerar emprego e renda para parte de seus 3.480 habitantes, no Norte Pioneiro do Paraná. Basso busca, junto à SEDU, mais recursos financeiros para ampliar o número de mão-de-obra em seu município. “Há muita carência nos pequenos municípios e a ordem do governador Beto Richa e do próprio Ratinho Junior é dar prioridade aos pedidos de ajuda dessas populações”, enfatiza Ortega que, agora, retorna à sua função de diretor-geral da SEDU.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.