• Selo 25 anos
  • ODS
  • banner denuncie corrupção
  • Fale com o ouvidor

Notícias (Antigas)

19/06/2013

Novas tecnologias para fortalecer o Paraná

O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Ratinho Junior, esteve na Suíça e na Alemanha neste mês. Neste último País europeu, ele foi acompanhado pelo secretário do Esporte (SEES), Evandro Rogério Roman. Da viagem, os dois gestores públicos trouxeram novas idéias tecnológicas que - de acordo com ambos -, podem ser empregadas em importantes setores de atividades no Paraná: espaços esportivos - inclusive em escolas -, mobilidade e transporte urbano.

Os secretários, e comitiva que os acompanhou na Alemanha, conheceram qual a melhor maneira para investir bem nesses setores. “Todos esses cuidados refletem imediatamente na qualidade dos resultados. O Paraná deve aproveitar o momento esportivo que o Brasil vive. Trata-se de uma questão de políticas públicas para o desenvolvimento sócio-político e econômico dos nossos municípios”, destacou Ratinho Junior.

Considerados temas relevantes, os dois secretários de Estado tratam o esporte como atividade de lazer à população, como processo educacional às crianças e aos jovens, além do consequente alto rendimento que, somados, podem servir como vitrine. “Basta lembrar que o Brasil foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016. São dois grandes eventos esportivos consecutivos em nosso País que nos oferecem boas oportunidades”, disse Ratinho Junior.

Assim, na Suíça, Ratinho Junior observou os modernos, eficientes e econômicos sistemas de transportes, além das calçadas. Na Alemanha, os secretários viram as pistas de atletismo com material sintético e durável, o aproveitamento dos espaços e da estrutura reduzida que comportam centros de treinamento para iniciação esportiva, inclusive em escolas. De acordo com o secretário Roman, alguns modelos podem servir como Centro de Excelência que será construído em Cascavel. “Devemos buscar alternativas como as que conhecemos na Europa para serem implantadas no Paraná”, destacou.

Acompanhados do presidente do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, Lissandro Dorst, dos atacantes Giovane Élber que jogou no Bayern de Munique e, hoje, é diretor presidente da Fundaçlão de Esportes de Londrina (FEL), e Paulo Rink, atualmente, vereador em Curitiba, Ratinho Junior e Evandro Rogério Roman foram recebidos pelo governador da Baviera, Günther Beckstein, com o objetivo de buscar o retorno do intercâmbio entre o Brasil e Alemanha. Os dois países já contam com forte troca de experiências acadêmicas e empresariais com o Estado de São Paulo. De acordo com informações de autoridades da Baviera, 450 empresas bávaras já estão representadas em várias partes do Brasil.

Com a aproximação entre Bavária e Paraná, um facilitador para este intercâmbio, primeiramente para professores, será oficializado e deverá contribuir para a qualificação dos profissionais paranaenses. “A tecnologia e a metodologia do uso dos campos na Alemanha servem de parâmetro para o legado que a Copa do Mundo deixou no país europeu e que pode deixar também no Paraná”, avaliam os dois secretários de Estado.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.